terça-feira, 9 de agosto de 2016

Comércio e Pokémon Go



Yo Minna!!! O post de hoje é meio diferente, está voltado mais para lojas, mas você que é trinador pokémon também vai se interessar, e que tal espalhar essa ideia? Ela traz vantagem tanto para comerciantes quanto para seus clientes gamers XD

Ainda não sabe do que se trata ou o que pokémon pode ter com aumento de clientes em lojas restaurantes e por assim vai? Então eu explico, é uma ideia que já se espalhou por vários lugares, e tem como foco trazer vantagens aos jogadores para atrai-los ao comércio, aproveitando que Pokémon Go é uma febre tamanha, que faz até os mais sedentários caminharem quilômetros atrás de seus pokes queridos!

Tem MUITAS formas de fazer isso, se você tem a sorte de ter uma lanchonete perto de um pokestop já deve está lucrando mais que antes ou bem em breve isso vaia acontecer, mas tem meios de lucrar ainda mais e mesmo se não tiver um pokestop perto, vou falar alguns exemplos e mostrar umas placa de comércios em outros países (e no Brasil já está começando) que já fizeram isso, e no final mais dicas de como atrair ainda mais clientes ok?  Algumas dessas dicas da para aderir sem gatar nada, já outras gastando um pouco, e lucrando muito, vejam só:





Agora vamos a parte das dicas, que são diretamente ligadas ao jogo, e depois de algumas placas traduzidas vou dar umas dicas extras! Lembre-se de colocar um aviso na frente da loja com a vantagem oferecida aos jogadores!


1 – Wifi gratuito para jogadores pokémon (fica a critério da loja se é para todos ou apenas para clientes) de for uma lanchonete, só em ficarem muito tempo perto jogando alguma hora vão sentir fome então...

2 – Se a loja for ao lado ou próximo a um pokestop (lugar onde os jogadores pegam itens gratuitos pro jogo, geralmente ficam perto de igrejas, pinturas de rua ou estátuas) pode dar desconto, ou em porcentagem ou algum valor especifico para jogadores que colocarem um pokelure (aparece no mapa do jogo de todos os jogadores próximos, e atrai pokémons, com isso, mais jogadores e possíveis clientes)

3 – Desconto para todos os jogadores (só pedir para mostrarem o jogo como prova)  geralmente é de 10 ou 5%, algumas lojas preferem dar o desconto apenas para um time específico, outros para todos os jogadores.

4- Brindes para jogadores ( pode ser desde uma mini pokebola, até algum item da loja, lanchonetes podem oferecer um suco de graça para clientes jogadores! Já tem algumas que fazem isso)

5 – Módulos de atração (nesse caso é pago, módulos de atração fazem vários pokémons aparecerem perto da sua loja, atraindo os treinadores pokémon)

6 – Essa é bem simples, deixar clientes darem caga no celular, assim podem pegar mais pokes sem voltar para casa, nesse caso pode ser exclusivo para clientes e ter um tempo que permite, ou pode cobrar um valor baixo pela carga oferecida

7 – Pode criar um evento para clientes, se anunciar um tempo antes logo a noticia se espalha! Um encontro de jogadores na sua loja com um coquetel de petiscos (como os feitos em inaugurações de loja) não sai caro e atrai jogadores, pode ser algo como “A cada 10/15 reais em produtos no evento, ganha um cupom  para concorrer  a premio” se for algo ligado ao pokémon, vai  atrair muitos interessados!

8 – Aproveitando a febre, pode ter itens de pokémon (blusas, chaveiros e miniaturas) para sorteio entre os clientes, podem por exemplo sortear uma pokebola que carrega o celular via USB, ela custa 10 dólares em média e não consigo imaginar um jogador que não queira uma dessas!

Antes de continuar:
Não poderia fazer esse post e me esquecer de parabenizar o ParkShopping Campo Grande e o Shopping Nova Iguaçu, por incrível que pareça, estava terminando de fazer esse post quando a Jenih, blogueira do Sweet Drop  me mostrou a imagem do de Campo grande que vou deixar abaixo, basca clicar nas iamgens para ir direto ao facebook deles, parabéns ParkShopping Campo Grande e Shopping Nova Iguaçu, estão aproveitando a febre de Pokemon Go de forma maravilhosa! Fiquei super feliz, ele fica aqui no RJ!, eu não poderia ignorar essa super ideia!




Melhorando a divulgação:

Quer usar uma ou mais ideia acima? Então para melhorar a divulgação, aqui está a dica de ouro: Divulgue sua promoção para jogadores, da para fazer isso sem gastar nada, ou ampliar ainda mais a divulgação a partir de 1 real e atrair uma quantidade gigante de jogadores!

O melhor lugar para isso é a internet, e não precisa ser um gênio da informática para isso, fica em sua escolha divulgar por si mesmo ou contratar a divulgação, que não sai caro como banners nas ruas ou aquelas divulgações em revistas e jornais, e na internet tem MUITO mais efeito!




No facebook:

1 - Quando fizer sua promoção para atrair os jogadores, lembre, são em maioria pessoas que passam muito tempo na internet, é lá que deve divulgar, o problema é que só pessoas que curtem sua pagina vão ver ( e os amigos delas quando compartilharem)

2 – E se você postar e gatar 1 real com o facebook para impulsionar? Ai sim! Você pode selecionar publico alvo personalizado e ai ‘mirrar’ em jogadores que tem o perfil de seus clientes! Sendo um post chamativo, pode acabar se espalhando rapidamente pela rede!

3 – Divulgar em grupos de classificados da sua região, é bem simples, gratuito e funciona super bem!

4 – Esse sai entre 30 e 50 reais em média, que é pagar alguém para divulgar em grupos do facebook e na própria fanpage por uma semana (geralmente nos grupos é três vezes ao dia, alguns grupos chegam a ter entre 5 até 50 mil pessoas, quem divulga assim costuma ter mais de 40 grupos)

5 – Esse varia muito, é escolher fanpages de bloggers para divulgarem sua promoção.



Em sites, blogs e canais:

Se você tem um site, claro que deve divulgar lá, mas se não tem, isso não significa que não pode divulgar online,  e mesmo se tiver, ainda pode ampliar seu alcance aqui vai algumas maneiras de fazer a divulgação:

1 – Essa vou colocar como primeira porque é mais pratica (no sentido de ter como ir em sites como o reclame aqui para ver a reputação do site) se você não se sente seguro em contratar o serviço de alguém  (como negociar com blogs e canais) tem empresas de marketing digital para te ajudar, sendo que nelas é bem mais caro que as outras opções dessa lista.

2 – Essa é a mais popular, entrar em blogs que tenham posts ligados ao seu publico alvo, e negociar um banner de divulgação neles!  Esses banners pode ser de diferentes tamanhos e formatos, muitos blogs oferecem o espaço de banner + a criação dele (o trabalho gráfico) já outros cobram a mais pelo trabalho gráfico ou não fazem essa parte, muitos blogs aceitam parcerias, nelas o banner não é pago, você envia produtos da sua loja para o bloguer em troca da divulgação.

3 – Essa é como a segunda, mas seria um post no facebook  fixado por uma semana

 4 – Também muito popular (método mais usado no caso das grandes empresas, mas já está sendo adotado pelas pequenas) É contratar um post pago, onde o blogueiro fala com detalhes da sua loja e sua promoção, um post seria como esse que estou fazendo, podendo ter mais imagens, ou menos do que esse, alguns blogs aceitam que você envie o texto pronto, outros preferem faze-lo por completo.

5 – Bem parecido com a dica 4, só que agora com canais do youtube, nesse caso pode até fazer um pacote, youtube +  blog muito mais divulgação com uma diferença baixa de preço.

Atenção: Se tiver post em blog ou canal, peça para divulgarem na fanpage e demais redes sociais, não é obrigatório, mas é uma cortesia que é com o bloger fazer para você, não custa nada para ele ‘impulsionar’ o próprio post para te dar uma forcinha extra certo? E também pode perguntar se ele divulga em diversos grupos, como  expliquei acima sobre o facebook, na duvida, peça o mídia kit com todas as informações.


6 - Faça um sorteio na sua loja!!! O jogador que for e tirar um print capturando um pokémon na sua loja (ou até uma selfie na loja ao lado da placa de vantagens para os jogadores, fica a sua escolha) e postar no facebook falando que sua loja está fazendo o sorteio de (Ai fica também com a escolha do sorteio, de preferencia algo ligado a pokémon)  a pessoa deve compartilhar em modo publico para concorrer e quando sortear, verifique se o ganhador manteve ou apagou o post!

7 – Parceria para divulgar! Essa é de ouro, o que acha de se reunir com seus vizinhos comerciantes para uma super promoção? Juntos, podem contratar um pacote com boa parte das dicas que falei nesse post , e não sai caro para ninguém! É uma solução bem pratica!

8 – Acha que minhas dicas acabaram? Fechar com chave de ouro não é o suficiente, quero fechar com uma de diamante mesmo! Já ouviu falar de Blogagem coletiva? Não? É quando um gripo de blogueiros se reúne para falar do mesmo tema e todos linkam os blogs (deixam o link do post  dos demais bloguers) Você pode negociar com um bloguer, e perguntar se ele faz essa blogagem coletiva! E se sim, com até quantos blogs e quanto sai (dependendo você pode conseguir uma blogagem coletiva em troca de produtos da loja, blogs novatos são ótimos para negociar e se esforçam MUITO para divulgar quem contrata eles sabia?)

Qualquer dúvida sobre as dicas, só comentar que te ajudo ok?

Aviso: Sei que muitos vão achar que fiz pensando em conseguir alguns clientes pagando meu blog por divulgação, mas fiz esse post porque achei uma dica maravilhosa, claro que se acontecer será ótimo, mas realmente fiz esse post porque é uma ótima ideia, e também tive pedidos de leitores que queriam ele, e aqui está!

Por hoje o post fica por aqui minna, espero que tenham gostado! Sempre que tiver novas dicas virei correndo para contar para vocês! Logo teremos sorteio no blog!


                                                                                                                                      Beijos da Kira.







2 comentários: