terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Resenha: Guirlanda Rubra

 

Yo minna!!! Finalmente chegou a tão querida resenha de Guirlanda Rubra! E junto dela já trago uma informação bem especial: O segundo livro, Lâmina Celeste está já em 101% da meta no Catarse! Gosto muito dessas campanhas porque elas sempre tem vantagens que não encontramos nem na bienal do livro, então é sempre bom aproveita-las! 

Na Campanha de Lâmina Celeste no Catarse além de ter kits especiais e ter os extras de acordo com o quanto for acima da meta ainda tem as Crônicas da Segunda Essência - Volume vermelho, que é uma coletânea em um livro impresso EXCLUSIVO apenas disponível para venda nas campanhas dos romances desse mundo no Catarse ! 

Estou muito feliz em trazer novamente uma resenha de um livro da Editora Draco para vocês! Eu venho sempre que posso com as novidades da editora, mas fazia um tempinho desde a última resenha deles, então fiquei realmente muito feliz e quero aproveitar para avisar que logo vem mais!

Enfim, estou fazendo o post hoje, dia 25/01/2022 e faltam 9 dias, então aviso logo para quem quiser se apressar, vou deixar os posts anteriores ligados ao livro aqui para quem quiser conferir: 

Posts anteriores: 

Resenha chegando:Guirlanda Rubra

Campanha LâminaCeleste, Editora Draco

Então, vamos ao post?

Sinopse:


O herói da história não precisa ser salvo

 Garlando Espendi é um jovem que tem tudo. Mas nem o prestigioso título de doutor ou a herança da mais rica família comerciante da Terra Pátria podem preencher o vazio que surge entre as taças de vinho e o desabotoar dos vestidos. Uma ferida de espírito tão profunda que o leva a se envolver com a proibida magia e sonhar com uma vida nas estradas, pois o seu sangue gitânio assim lhe exige. 

Entre todos esses caminhos diante de si, ele almeja outro, um que o leve em uma obsessiva busca por Celes, a sua namorada da adolescência. 

Em um universo fantástico onde a nobreza decadente recua diante da ascensão burguesa e uma terrível Inquisição varre os Três Reinos em busca de hereges, Garlando precisará entender e arcar com o peso de cada escolha de se tornar um adulto. Durante essa descoberta, forças antigas e novas se preparam para uma guerra que transformará o mundo para sempre. 

Guirlanda Rubra é o romance de estreia de Erick Santos Cardoso, editor e fundador da Editora Draco, com mágicas ilustrações de Abel (Ditadura no Ar, Apagão e Necromorfus). Esta é uma fantasia que flui entre a melancolia da contemplação e a euforia das grandes aventuras. Viaje com Garlando através da estrada formada pelo grande conflito do mundo, mas esteja pronto: no final restará o reencontro com o amor ou seu inevitável destino.” 

O livro


“Vista de cima, Criane, a Comuna Onde Todos se Encontram, se estendia como uma mancha escura no meio da planície, em seu descanso forçado sob o brilho fraco de Anmas, a Mãe da Sombra que pairava no céu. Uma cidade que crescera sozinha, agregando muros, ruas e prédios sem que importasse onde eram colocados. Como se quisesse apenas acumulá-los e um dia engolir todos os povos da Terra Pátria.”

Guirlanda Rubra é um livro que se passa dentro de um universo fantástico, onde logo no começo o leitor é apresentado a parte da hierarquia ali existente, vendo pelos olhos de Garlando Espendi é possível entender rapidamente boa parte das questões burocráticas e não demora para que Garlando apresente também sobre a magia existente naquele mundo.

Um mundo cheio de mistério, narrado de forma ricamente descritiva, porém que não pesa para o leitor, dando para compreender o detalhes de cada cena, imaginar os trejeitos dos personagens e até mesmo sentir que conhece intimamente aquele mundo dentro de poucos capítulos. 

“Antes de subir na carruagem, fechar a porta e partir sem ohar para trás, Celestiana Tessitore olhou Garlando Espendi nos olhos.”

Em meio a todo o mistério e a magia envolvida naquele mundo o leitor pode encontrar também a busca de Garlando pelo amor de sua infância, a sua bela Celes. Em sua narrativa os sentimentos envolvendo o casal não deixam a desejar, se destacando mesmo estando no meio de tantos outros elementos, também marcantes. 

Um dos motivos que tornam possível ter tantos elementos e a leitura continuar fluída é a construção dos personagens, todos bem marcantes e carismáticos, permitindo que a conexão leitor-personagem aconteça rapidamente, gerando empatia e instigando ainda mais o leitor para as próximas páginas. 

“Seria lindo se Garlando estourasse todos os vitrais que representam a glória humana com um raio vindo dos céus. Mas a vontade logo passa, um instinto rebelde que costuma vir e ir com a mesma facilidade quando se lembra da fogueira.”

Tem diversas cenas que gostaria de comentar, mas que são mais interessantes se deixa-las para o momento que chegarem nela no livro, como por exemplo a cena onde a tia de Garlando aparece em meio a uma situação...Digamos que bem marcante. Essa e diversas outras cenas seriam interessantes de comentar em um post voltado para os fãs de Guirlanda Rubra para saber a opinião deles.



Minha opinião 

“A crisálida que me consome é a minha carne sobrepujada pela magia, mas me pergunto se não seria ela uma doença de minha alma” 

Fiquei completamente encantada! Não só pelos personagens apresentados, mas pelo mundo em si! A vontade que tenho é de ler diversas histórias naquele mundo, e não só dessa geração apresentada no livro, é um universo vasto para se explorar e sobre o qual leio com todo o prazer! 

Gente, quem conhece a escrita do Erick sabe que a narrativa dele é incrível! E nesse livro temos tantos elementos maravilhosos que essa narrativa pode ser explorada ao máximo! É um livro onde da para notar que ele realmente dedicou muito tempo e trabalho, porque tem aquela estrutura rara que traz um mundo forte que o autor pode explorar de diversas formas que sempre irá fazer o leitor querer mais e mais!

Magia, hierarquia, segredos, romance, mágoa, conflitos, mistérios e tantos outros elementos acabam se encaixando perfeitamente! Mesmo tendo tanto não fico confuso ou destoado, logo que mergulhei nas páginas de Guirlanda Rubra era como se estivesse lendo um volume já avançado de uma HQ ou um mangá de tanto que já me sentia conhecendo dos personagens e daquele mundo que foi apresentado. E assim como falei acima, não ficou maçante ou cansativo de nenhuma forma. 

Ao mesmo tempo que fiquei curiosa pela história de amor de Garlando e Celes tiveram tantas outras perguntas que foram se acumulando ao longo do livro! Tantas outras curiosidades que foram crescendo...Parte delas tiveram resposta, já outra parte quem sabe em Lâmina Celeste?  Estou muito curiosa se sim! XD


O post fica por aqui minna!  Espero que tenham gostado, fui como sempre completamente sincera e já estou ansiosa por mais desse universo fantástico! Acredito que tenha conseguido passar um pouco sobre o livro para vocês, mas é realmente uma experiência que apenas uma resenha não consegue passar por completo! Recomendo para todos os fãs de literatura fantástica com toda certeza! 

Demorei um pouco para escolher os quotes porque realmente é um mundo bem vasto para mostrar escolher apenas algumas partes dele foi uma tarefa muito difícil! Mas quando se trata de fantasia ter tanto no mesmo livro é essencial para contar uma boa e encantadora história, li, amei e tenho certeza que irei reler outras tantas vezes e recomendar para muitos de meus amigos, assim como estou recomendando para vocês.

Lembrando que no Post da Lâmina Celeste falo mais sobre o autor Erick Santos e falo sobre o novo livro também, assim como mais detalhes da campanha! 

 

Beijos e boa leitura

 

 

Beijos da Kira.






Um comentário:

  1. Realmente uma experiência Literária Incrível! Amei também essa oportunidade de estar junto de vocês lendo "Guirlanda Rubra" e conhecendo a trajetória de Garlando!
    Parabéns pela resenha! Bjs

    ResponderExcluir