segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Entrevista com Sonia Rossêto


Yo minna-san, hoje venho trazer uma numa entrevista aqui no blog, dessa vez com a autora Sonia Rossêto que encontrou em contato comigo pelo Espaço Para Escritores aqui do blog.


  
Em primeiro lugar, seja bem vinda ao Dicas da Kira! Pode nos falar um pouco sobre você?

Olá, sou escritora e tenho livros divulgados em algumas escolas, e pertenço a Academia Feminina de Letras do Espírito Santo.

Quando percebeu que queria escrever? Teve algum motivo em especial que te levou por esse caminho?

Sim. A minha infância, foi muito divertida e tínhamos muitos amigos e, isso, me levou a recordar os acontecimentos e escrevê-lo.

Qual foi sua maior inspiração para A Panela Encantada?

A minha infância, a cultura das paneleiras do meu Estado que é de pessoas simples como eu e que trabalham com esperanças e dignidade. Gosto de pessoas simples porque Deus é simples e Jesus sempre foi simples, apesar de ser o maior.

Pode contar um pouco mais sobre o livro para os leitores do blog?

O livro conta a história de uma criança pobre que, nem à escola gostava de ir porque na escola nem merenda tinha e, em casa também. Passava muita necessidade! No lixo , que ela ia sempre, encontra razão para viver porque lá, encontrava até biscoitos, alem de sapato, bola, brinquedos etc. A panela que ela encontrou no lixo, ra encantada, e, tudo que ela pensasse em ter a panela realizava .Dali em diante sua família não passa mais necessidades e feliz vivem até hoje!!

E onde os leitores podem encontrar o seu livro?

No meu email soniarosseto@hotmail.com e (27) 9-9981-2234

Infelizmente escuto muitas pessoas falando "não gosto de literatura nacional" como se só tivesse um tipo de literatura no nosso país e quando pergunto o motivo a maioria só cita livros antigos, raramente comentam sobre algum autor dos dias de hoje...Acha que os meios digitais vão ajudar a acabar com esse preconceito literário?

Muitas pessoas, em minha percepção, querem ser diferentes e, buscam os autores internacionais somente por status. Esquecem que sao brasileiros e preferem valorizar os autores internacionais. O antigo dito que diz: " santo de casa não faz milagres. Portanto, há uma luz no fim do túnel... aqui em minha cidade no ES , as escolas estão mudando essa realidade. Os alunos estão lendo autores de sua terra e valorizando muito.

Outro ponto é o preço,  infelizmente muitos livros nacionais são caros se comparados com os livros de autores de fora...Acha que essa diferença acaba influenciando o leitor e afastando ele da literatura nacional?

Não. Porque se a criança gostar do meu livro ele vai comprar. O conteúdo do livro é que vai indicar sua importância!

Existem várias campanhas online sobre o apoio aos escritores  nacionais e nelas os escritores costumam falar o que fazer para apeá-los,então gostaria da sua opinião, o que os leitores aqui do blog podem fazer para ajudar os escritores que tanto admiram?

Acredito que tudo começa em casa e na escola. Precisamos acostumar as nossas crianças a ler, em casa e na escola. Quanto às campanhas, são boas, mas, é Deus quem a ponta a nossa estrela para brilhar! Portanto precisamos mostrar o que escrevemos e fazer divulgações, assim como o trabalho que vc faz. É muito importante para divulgar o livro e o escritor.

Além de A Panela Encantada, tem ou Planeja ter outros livros publicados? Se sim quais?

Sim, O Sonho Do Toninho, A Biografia Da Minha Sogra, O Coqueiro, A Caixinha De Segredos, A Serpente Dalila, Entre Vãrios, Somam Uns 40 Escritos!

Agora para finalizar com chave de ouro, tem algo mais que queira falar para os leitores do blog? Sinta-se livre para falar do seu trabalho, contar mais sobre você mesma ou sobre algum assunto que queira compartilhar aqui.

Tire um tempo para ler e escrever sobre algo que de fascina ou te deixa triste. Quando escrevemos, colocamos para fora aquilo que sentimos para compartilhar, de alguma forma, coma as pessoas a nossa volta.


O post fica por aqui minna-san,espero que tenham gostado e que cada vez mais escritores possam ter meu blog como uma formas de divulgar o trabalho deles ♥

E para você escritor que venha a ler esse post,sinta-se a vontade para ir no Espaço Para Escritores para maiores informações e em seguida me envie um e-mail para conversamos melhor ok?



Beijos da Kira.



6 comentários:

  1. OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE! SEU TRABALHO É FANTÁSTICO. AMEI ! PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
  2. Que máximo essa entrevista, adorei.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de comprar o livro A panela encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, tudo bem?

      Então, na época a autora deixou duas formas de contato, uma por e-mail e uma por telefone, espero que ajude:

      E-mail soniarosseto@hotmail.com

      Tel: (27) 9-9981-2234

      Beijos!

      Excluir