terça-feira, 15 de março de 2022

Popó Vaz, Policial e Ativista Trans encontrado morto

 

O post de hoje não tem o clima animado de costume, na verdade é sobre uma perda que muitos de vocês já devem estar sabendo, mas que preciso falar aqui para não só chegar e falar que Popó Vaz se foi e sim falar sobre causa e consequência. 

Não, eu não estou aqui apontando o dedo para ninguém, é apenas uma conversa em um post que começa falando sobre quem foi o Pópo  e em seguida entra em um assunto que gostaria de conversar com vocês e que está ligado ao que ele construiu em vida. 

Paulo Vaz era um policial trans que era ativo nas redes como influenciador digital e se tornou um nome forte na luta LGBTQIAPN+ 

Ele foi encontrado morto aos 36 anos nesta segunda-feira (14/3). Ainda se tem poucas informações sobre o que aconteceu e por isso devem tomar bastante cuidado com as diversas matérias afirmando o motivo que estão por ai. 

A morte foi confirmada pela agência Mosaico, que cuidava da carreira dele e como falei antes na internet tem diversos sites já falando do motivo, o mais falado seria suicídio, devido a um post feito anteriormente por ele nas redes sociais no mesmo dia que ocorreu a morte, mas como falei, embora tenham muitos pontos que levam a crer que sim não tem nada confirmado e em respeito a memória dele e dos que o amam não acho bom ficar alimentando essa afirmação.

O Popó como pessoa:

Antes da conversa queria lembrar a vocês que Paulo Vaz não é “aquele trans que morreu” ou “mais um trans morto” na verdade, nenhum é, todos são seres humanos e suas vidas tem valor, normatizar a perda de uma vida seja por violência física, acidente ou qualquer outro motivo que seja não é algo bom.

Popó foi um ativista ativo nas redes, deixando muito claro seu posicionamento e lutando MUITO contra a transfobia, inspirando milhares de pessoas pela web! Mesmo em uma olhada rápida qualquer um que for no seu ig @popo_vaz pode confirmar isso. 

Ele era casado com o youtuber PedroHMC, do canal "Põe na Roda" e era um policial civil em SP e posso não saber muito sobre a vida dele no trabalho, mas tenho certeza de que seus colegas vão sentir a falta que o Paulo fará na vida deles. 

Claro que os amigos, a família e todas as pessoas a volta dele que o amavam muito estão agora em um momento de luto, o que é mais um motivo para pedir que não alimentem especulações e nem deem palco para posts preconceituosos em redes sociais, se virem denunciem, não gerem engajamento nas contas dessas pessoas com discussões, é o que elas querem, muitos comentários. 

Em entrevista ao Estado de Minas em 2019, Popó se comparou a uma borboleta: 

“Se me enrolar numa rede, fica parecendo um casulo. Mas lagarta nunca fui, jamais rastejei. Para falar a verdade, sou uma mistura de vivências” 

Agora que já falei um pouco sobre esse homem que se tornou conhecido por lutar contra o preconceito dessa sociedade desde 2018, vamos ao próximo assunto de hoje. 


A mensagem dele 

A Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) lamentou profundamente a perda, e afirmou que Popó Vaz “não suportou continuar em uma sociedade tão violenta e desumana" e é ai que entra o assunto que queria falar hoje com vocês.

Como falei acima não quero alimentar o debate sobre ser ou não suicídio, mas é o momento de falar sim desse mundo violento no qual vivemos. 

O Popó chegou a receber uma verdadeira “chuva” de transfobia quando anunciou o relacionamento com PedroHMC, claro que antes disso já tinha tido ataques por conta de preconceito. 

A questão é: O que podemos fazer para ajudar? Vou falar algumas formas bem simples, e assim cada um ajuda como pode, o que acham? Não é como se fosse mudar tudo num piscar, mas cada um fazendo a sua parte aos poucos mudamos o mundo, já está bem diferente de antes não? Mas ainda está longe do ideal. Lembrando, ajude como você puder:
 

+ Denunciar posts preconceituosos de todo tipo que seja.

+ Doar para instituições de apoio LGBT.

+ Vale MUITO militar nas redes sociais sim, fazer barulho faz a diferença!

+ Informar acima de criticar: Por vezes a falta de informação é um veneno muito perigoso.

+ Militar off-line em passeatas

+ Normatizando assuntos LGBT (nem sempre da, mas por aqui consegui incluir gradativamente e informar algumas pessoas que pararam com conceitos bem errados que tinham)

+ Consumindo conteúdo: Filmes, séries, matérias, livros, tudo que for com conteúdo LGBT quanto maior a reação do público mais portas se abrem.

+ Dando audiência: É a mesma ideia do acima, mas lembrando que pode se inscrever em canais e igs LGBT, Apoiem!

+ Denunciem o preconceito sempre: Mesmo off-line da para denunciar, não é só em app, viu uma situação na rua? Chame ajuda, denuncie, se for seguro do ponto que estiver filme o ocorrido para ajudar na denúncia. 

Sobre o último dependendo do local e da quantidade de pessoas perto em alguns casos tem como ajudar a inibir situações de violência, mas infelizmente nem sempre, mas sempre da para chamar socorro. 

Lembrando: Algo muito falado agora no meio LGBT é que deve pensar na sua segurança também! Se cuidem, principalmente quem é menor e depende dos pais deve pensar muito em que medidas pode tomar sem se por em risco ok? 

O post fica por aqui, meus sinceros pêsames a todos que eram próximos do Paulo Vaz. Hoje não vou me prolongar no tchau ou recomendar outros posts, fico apenas com meu pedido de respeito a todos que estão sofrendo. 

E meu muito obrigada a todos que chegaram até aqui e leram esse post.




Nenhum comentário:

Postar um comentário