terça-feira, 10 de agosto de 2021

Resenha Kaledoscopio - Autora: Clara Artemis

 


Yo minna! Hoje em vim com um post já esperado faz um tempo desde que comecei a falar do livro no instagram! Hoje é dia da resenha de Kaledoscopio! Faz tempo que quero traze-la aqui para vocês, mas aconteceu tanta coisa que só hoje pude vir aqui e fico muito feliz de compartilhar aqui no blog mais uma experiência literária que tive.

No caso de Kaledoscopio ele vem com um gostinho a mais, ele me causou reações que nunca tive antes com nenhum outro livro e é até um pouco complicado de explicar, mas vou aproveitar do estilo de resenha que costumo trazer (primeiro uma resenha  explicando o livro em si e depois uma resenha mais pessoal/emotiva no mesmo post) assim posso trazer melhor para vocês a experiência que tive com o livro.

Esse livro é da autora Clara Artemis pela Editora Serpentine e tem um super kit de pré-venda (que já garanti o meu) então antes de começar o post vou deixar para vocês a sinopse e algumas informações sobre a Super Bag e os valores que tem em cada opção para comprar o Kaledoscopio e o Cores em Você.

 Já adianto que o livro traz um leque de emoções que eu realmente não esperava, pensei que seria um clima mais leve do que teve, não imaginava um livro intenso como ele é, mas já esperava pelas risadas que daria nas partes mais fofas ou divertidas, vou falar um pouco mais ao final do post onde a resenha é mais pessoal ok?

Vou começar pela ficha mais informativa como de costume, agora vamos ao post!


 Sinopse:

“Quantas vezes precisamos errar para alcançar o verdadeiro amor?


Marcos queria apenas viver sua vida com Liberdade, mas o mundo real está longe de ser um conto de fadas.

Munido de força e sarcasmo, ele enfrentará todos os desafios para mostrar ao mundo que quem governa sua vida é apenas ele.”

Lembrando que está em pré-venda! 

CARACTERÍSTICAS:

PAPEL: Pólen 80g

Capa holográfica (Pré-Venda)

Corte Colorido (Pré-Venda)

AUTOR: Clara Artemis 

ITENS INCLUSOS no kit Super Bag Kaledoscopio:



✔ Livro Cores em Você

✔ Livro Kaledoscopio com jaqueta e capa holografica com corte colorido

✔ Pôster

✔ Ecobag

✔ Kit de brindes 

✔ OBS: Frete grátis para o Brasil 


Opções na Loja Serpentine:

Livro Kaledoscopio: 40,00 

Livro Cores em Você: 35,00

Livros Kaledoscopio + Cores em Você: 70,00 

Bag Kaledoscopio: 50,00 (Como o kit descrito acima, mas sem o livro Cores em Você) h

Super Bag Kaledoscopio: 80,00 (Kit descrito acima) 

  


 O Livro

Kaledoscopio traz aos leitores uma visão mais reflexiva sobre o mundo a volta do protagonista, a abordagem dele não é de simplesmente apontar a homofobia e fazer o protagonista de coitadinho ou um simples personagem revoltado fazendo besteiras aleatórias, ele traz um enredo e uma narrativa que convida o leitor a fazer pequenas pausas durante a leitura para pensar sobre as diferentes pautas apresentadas. 

“Eu sinceramente não entendia essa coisa de ter que sair do armário. Ninguém falava para a família que era hétero. Por que tínhamos que criar todo um cenário para falar sobre minha orientação sexual? Não podíamos apenas apresentar o namorado como todo mundo fazia?”

Algo que notei conversando com outros leitores é que o livro pode ser sim um romance LGBT, mas o mais interessante é notar que muitos dos conflitos e pensamentos do Marcos alcançam não só diversas outras letras do meio LGBTQIAPN+ como também quem não se identifica com elas. É um livro que mostra questões comuns a todos.

“Me aproximei lentamente e sentei ao seu lado. Eu fiquei em silêncio pensando no que iria dizer. Não queria deixa-lo mais constrangido do que já estava.”

É importante destacar que a autora não só manteve uma narrativa coerente e impactante, sem as famosas cenas “porque a autora quis” que podem ser convenientes, mas não se encaixam, como também apresentou personalidades tão marcantes que parece até que ela conheceu um Marcos da vida real e as pessoas a volta dele para escrever o livro. Essa característica nos personagens permite amar ou odiar cada um de forma mais próxima que a convencional e nos enche de curiosidade a cada novo personagem em cena. Como será que ele vai agir?

“Ele se chamava Conrado e aparentava ter no máximo 30 anos. Usava óculos de aros escuros, uma camisa desgastada da série Twilight Zone e parecia um pouco enrolado com o material que levava nos braços. Quando o vi só conseguia pensar em como ele era adorável e bonito. E foi inevitável não me tornar um clichê.”

Agora focando mais no enredo e evitando spoillers o que posso dizer é que Kaledoscopio é um livro cheio de momentos de ternura e tantos outros que nos fazem rir, mas também cheio de cenas fortes que podem acertar em cheio quem se identifica com determinadas situações ou até mesmo quem sente empatia para com os personagens.

“Ele me fez sentir sujo por gostar dele. Como se isso fosse algo ruim.”

É do tipo de livro que mostra uma jornada desde seu começo com riqueza de detalhes, mas sem ficar enjoativo e que surpreende o leitor com acontecimentos completamente inesperados, mas que se encaixam perfeitamente com a narrativa.  

“— Mas vocês são assim mesmo ou apenas estavam curiosos?”

Minha Opinião
 (e um pouco mais sobre o livro XD)

Me emocionei muito com o livro, muitas vezes me identificava e notava amigos meus que viveram algo que cabe perfeitamente no roteiro mesmo sem ter acontecido pelos mesmos motivos ou da mesma forma, (ficou confuso gente? Porque esse livro é um festival de sentimentos que realmente me confunde um pouco por virem vários sentimentos ao mesmo tempo, e por vezes sentimentos até opostos! ) mesmo que de forma diferente acredito que todos os leitores tem seu pedacinho de Kaledoscopio também. 

Fiquei muito surpresa pensando “como posso ser tão igual e tão diferente de alguém ao mesmo tempo?” nunca antes um protagonista me fez pensar assim, me senti igual a ele e ao mesmo tempo me senti o oposto dele. Os conflitos dele eram meus conflitos e ao mesmo tempo muitos conflitos eu não teria e em alguns casos que ele ficou mais quieto eu teria uma reação mais explosiva! Ficar pensando isso enquanto li foi muito interessante, tantas atitudes que me identifiquei e tantas que eu nunca faria e acabei parando várias vezes minha leitura para refletir sobre. 

Acontece que ninguém é completamente previsível, um personagem que podemos ler por completo ou que tenha 100% de constância não é tanto o espelho da realidade quanto um personagem que pode ser nosso igual e nosso oposto ao mesmo tempo, pessoas mudam o tempo todo e nem elas mesmas tem como ter certeza total de como iriam reagir a algo, somos todos confusos e conflituosos e Kalendoscópio nos apresenta isso de forma verdadeiramente íntima com compreensão maior do personagem de forma a nos fazer pensar em nós mesmos. 

E foi justamente esse lado mais emocional que deu um toque a mais no livro e me fez me apaixonar completamente, nunca chorei lendo um livro, nem mesmo nos momentos mais tocantes, nem em cenas tristes, lindas ou o que quer que fosse...Mas dessa vez me emocionei em um outro nível, porque não foi apenas nas cenas mais fortes, foi nas sutilezas que fui fisgada e me conectei tão profundamente com a narrativa que se mostrou tão rica em seus detalhes.

 Em resumo, Kaledoscopio é um livro que narra sim uma história de um talentoso jovem em seu dia a dia descobrindo quem é e o que deseja para si, algo que parece simples para quem vê de fora e não faz ideia dos desafios... Mas a questão é que o livro vai além não só nos acontecimentos, como também na forma que traduz os sentimentos em uma melodia que toca de forma diferente para cada leitor, mas que acima de tudo nos faz refletir sobre nós mesmos e as pessoas a nossa volta.   

Ps: Não coloquei quotes nessa parte porque a maioria que eu queria comentar aqui é spoiller! Mas prometo que se fizer um post "conversando sobre o livro" eu coloco ta? XD

Agora para finalizar com chave de ouro quero recomendar alguns posts de outras influenciadoras para mostrar pontos de vista diferentes sobre o livro: 

Instagram: Resenha @sonhoselivrosanne

Iinstagram: Quotes @sonhoselivrosanne

Instagram: Motivos para ler (vídeo) @sonhoselivrosanne

 

Instagram: Primeiras impressões @_lekinha_a

Instagram: Resenha @_lekinha_a

Instagram: Motivos para ler @_lekinha_a

Instagram: Quotes @_lekinha_a

 

Instagram: Quotes @nosso_mundo_livros

Instagram: Resenha @nosso_mundo_livros 


Instagram: Resenha @lendo.em.neverland

O post fica por aqui minna-san! Como sempre falei minha opinião sincera sobre o livro e espero que a resenha tenha ficado bastante clara para todos. Vou procurar saber de outras resenhas para por os links aqui, assim vocês podem ler opiniões diferentes sobre e conhecer melhor o livro.

 

Até a próxima!

Beijos da Kira 



Um comentário:

  1. Sem palavras com essa resenha!! Obrigada fadinha por conseguir expressar essa avalanche de emoções que é o Marcos 💜💜

    ResponderExcluir