sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Fruits Basket 2019!


Yo minna! Tudo bem com vocês!? Hoje vim falar sobre uma notícia que me alegrou muito esses dias e só não contei antes porque estava muito ocupada, mas agora vim falar dessa volta de Fruits Basket com toda energia para os fãs e para alegria de quem ainda não conhece!

Isso mesmo, não conheço quem tenha assistido ou lido Fruits Basket e que venha falar mal, tem algumas diferenças do mangá para anime, fora é claro o fato do anime não ir até o fim do mangá, aparentemente o reboot terá a mesma quantidade de episódios, mas quem sabe tendo sucesso não venha a ter uma continuação?

Esse é um dos animes que eu ficava pensando que a nova geração otaku tinha que conhecer, agora tem mais esse incentivo, uma versão novinha para vocês da nova geração.

Então minna, hoje vou falar um pouco sobre Fruits Basket e listar os personagens que já tenho imagem de como vão ser, vou falar (sem spoilers) sobre eles e mostrar a diferença entre a antiga e a nova versão ok? Ah! Como não falaram muita coisa sobre as mudanças vou falar o que imagino que tenham mudado, será que vou acertar? XD

Ah! Vou deixar aqui o trailer para vocês com um gostinho da versão de 2019! Mas acho que da forma que fizeram é mais pros fãs da versão original, logo deve sair um para o grande público.

Então, vamos ao post!?

Fruits Basket


O mangá foi lançado entre 1999 e 2006, sendo obra da mangaká Natsuki Takaya. O anime veio em dezembro de 2001 com 26 episódios e tendo um clima que mistura a fofura e o carisma dos personagens com a sombria verdade sobre a maldição da família Soma.

Temos a nossa protagonista Honda Tohru que é uma garota muito animada, sempre otimista e aparentemente despreocupada com a vida, mas logo descobrimos que a vida dela está longe de ser essa maravilha toda, ela não quer preocupar os amigos ou dar trabalho aos parentes e por isso no primeiro episódio temos ela morando em meio a floresta em uma barraca de acampamento e tendo consigo a foto da mãe dela que tinha falecido não fazia muito tempo.

Bem, não vou narrar o primeiro episódio todo, mas posso adiantar que mesmo tendo essa situação difícil da protagonista e o anime sendo voltado a maldição da família Soma eu a Tohru encontra (e passa a morar com eles) na verdade Fruits Basket tem um clima muito animado e o que me fez assistir foi saber que a tal maldição é ligada a lenda dos animais do horóscopo chinês!


Mudanças no 2019: A maior mudança com toda certeza será na qualidade de imagem, aversão de 2001 é muito boa, mas depois de tanto tempo os recursos mudaram bastante e pelas imagens que vi vale muito conferir essa diferença. Outra cosia que mudou foi o “ângulo da câmera” no trailer mostra algumas cenas que lembram as cenas da versão antiga e da para notar as diferenças entre elas que vão trazer total nostalgia para quem já conhece o anime ao mesmo tempo que não será simplesmente uma cópia remasterizada.

Outra mudança drástica deve vis no FPS (frames por segundo) quem conhece os animes antigos e já viu os novos deve perceber a enorme diferença nas cenas e se isso é claro em animes com menos de 10 anos de diferença imaginem só 18! Nossa tem cenas bem especiais que estou ansiosa para ver como vão ficar!

Outro ponto que estou pensando é nas diferenças entre o anime de 2001 e o mangá, em maioria não são tão gritantes quanto em vários outros animes, mas elas me fazem pensar no que vai acontecer com a nova adaptação uma vez que tem anime que muda MUITO e uma nova versão da essa liberdade.

A Lenda e a Maldição
 

O anime tem a maldição baseada no horóscopo chinês, vou contar a versão resumida do anime, e em seguida o resumo da original:

No anime: Deus convidou os animais para uma festa e os disse que não poderiam se atrasar, ouvindo isso o rato foi maldoso e disse ao gato, que a reunião seria do dia seguinte ao correto. No dia da festa o rato subiu  nas costas do boi e foi o primeiro a chegar, depois foi o boi, o tigre e assim os demais, todos se divertiram até o amanhecer....Exceto o gato, que foi enganado.

A maldição do clã Soma consiste em sempre ter os 12 animais e o gato na família de forma bem...Peculiar? Enfim, sempre tem 13 pessoas na família que ao ficarem doentes, nervosos ou serem abraçados pro alguém do sexo oposto se transformam em um dos animais da lenda, cada qual tendo seu animal e o Kyo (gato) tem rivalidade com o Yuki (rato). Para saber mais só vendo o anime mesmo...

A Lenda: Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos animais. Apenas doze deles compareceram e ganharam um ano de acordo pela ordem de chegada.

Primeiro o Rato seguido do Boi, o Tigre, O Coelho, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, o Carneiro, o Galo, o Macaco, o Cão e por último o Javali.
Ao final da festa, os animais fizeram um juramento solene perante aos budas, nele  um deles estará sempre, por um dia e por uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficam praticando o bem em silêncio.

 Gato e Rato:

Na véspera da festa, a Gato e o Rato combinaram que o primeiro a acordar na manhã seguinte deveria acordar o outro, para irem juntos na festa, mas o Rato acordou atrasado e correu para a festa sozinho, se esquecendo de chamar o Gato e quebrando a promessa. O Gato, chegou atrasado e não teve chance de ser enquadrado no horóscopo chinês. O gato se sentiu traído e por isso até hoje ele ataca o rato.
  
Personagens

Honda Tohru (本田 透) - Dubladora: Manaka Iwami

Já falei um pouco da Tohru-chan no resumo do anime que fiz no início do post, mas não custa contar um pouco mais para vocês.

Ela começa o anime com 15 anos, assim como Yuki e Kyo, o pai dela faleceu quando tinha apenas 3 anos e a mãe se foi pouco antes do início do anime, ela é sempre animada e gentil como se tudo estivesse maravilhoso, mas na verdade apenas não gosta de preocupar as pessoas e qualquer coisa que aconteça de bom na vida dela é vista como algo incrível e ela pensa em como tem sorte, é realmente uma personagem bem otimista apesar de tudo que passou antes e tudo que passa durante o anime ou mangá.

2001 vs 2019: Mesmo mantendo as características principais achei que a aparência dela mudou bastante! Acredito que vou demorar para me acostumar com a voz, não conheço o trabalho da Manaka Iwami, mas a Yui Horie é uma dubladora fantástica, mesmo a Tohru tendo um tipo de voz que não sou fã por ser muito fina a Yui consegue sempre encontrar um tom que reflete bem a emoção de cada cena, não sei se a Manaka vai conseguir o mesmo feito, mas desejo boa sorte a ela, não é nada fácil redublar uma personagem que inicialmente foi dublada por uma seiyuu tão famosa!

Uma mudança que espero muito que aconteça é a Tohru deixar de ser tão bobinha, mesmo falando por vezes frases que parecem ter grande sabedoria ela em muitas cenas parece bem burrinha e isso incomoda um pouco, mas era um estilo muito comum na época que o anime saiu...Acho bem difícil mudarem, mas quem sabe?

Sohma Yuki (草摩 由希) - Dublador: Nobunaga Shimazaki

Faz parte do trio principal do anime, conhecido na escola como príncipe por ser muito bonito, inteligente e gentil, sem contar que é muito bom em esportes. Ele tem um estilo mais reservado e logo de cara da para notar que ele esconde muitas feridas sentimentais, ainda assim ele se preocupa com as pessoas a sua volta, claramente é um dos que mais sofrem com a maldição dos Soma e como consequência tem dificuldade em se socializar, o que é meio contraditório com a popularidade do príncipe da escola, acho que só assistindo o anime da para entender bem. Ele representa o rato.

2001 vs 2019: Fiquei bem surpresa com as alterações no visual do Yuki, mas eu gostei bastante, ainda preciso ver uma cena onde esteja irritado ou muito sério para ter certeza sevai combinar e me preocupo um pouco com a expressão nos olhos dele nesse novo traço, mas acredito que vai ficar bem interessante. Só fiquei um pouco decepcionada com o formato do cabelo, mas em geral o traço ficou ótimo! Não acho que vão mudar algo além da aparência dele.

Tenho grandes expectativas para a dublagem feita pelo Nobunaga, acredito que fique até melhor que a dublagem feita pela Aya Hisakawa, mesmo gostando muito dela imagino que o Nobunaga combine bem mais com o Yuki!

Sohma Kyo (草摩 夾) - Dublador: Yuma Uchida

Kyo é sem dúvida um personagem que se destaca por ter um estilo rebelde e impulsivo, mas ainda assim se preocupar com todos a sua volta, ele também tem problemas para se socializar, mas diferente do primo ele se adapta pouco depois de conhecer as pessoas e apesar de falar de forma meio grosseira consegue se divertir e fazer amizades. Ele é o gato e por isso vive desafiando Yuki para duelos, logo nos primeiros episódios da para notar que o gato é rejeitado na família, mas demora para entrar em detalhes.

2001 vs 2019: O mais engraçado da mudança dele é que combinou MUITO e ainda assim tenho dificuldade para aceitar que está diferente do que conheço, mas acho que se o cabelo tivesse menos volume atrás, os olhos tivessem um pouco a menos de largura e o rosto fosse um pouco menor eu já iria aceitar mais facilmente...Ta! Eu também mudaria um pouco a franja...Sei que estou sendo chata, mas ele é meu personagem favorito é coisa de fã! ♥ Outro ponto é que o Kyo não consegue expressar bem o que sente com palavras e as expressões dele ajudam muito na hora de entende-lo, espero que o novo traço permita que continue assim.

Quando soube que teria Yuma Uchida e Yuichi Nakamura entre os dubladores pensei que o Yuma faria a dublagem do Shigure e o Yuichi faria o Kyo! Eu ri muito dessa confusão que eu fiz, mas é que achei o estilo de dublagem do Yuichi tão compatível pro Kyo que minha mente aceitou como um fato! Mas não se preocupem, ambos os dubladores são absurdamente talentosos!


O post fica por aqui minna! Estou pensando em fazer outro post falando de mais dos personagens, ainda falta o Shigure que mora na casa onde a Tohru-chan vai morar, falta as amigas dela, os outros membros do clã Sohma...Enfim, se vocês quiserem eu faço um segundo post, só deixar ai nos comentários

Eu AMEI falar de um anime que me é tão querido, mesmo tendo momentos bem tristes e personagens tão sofridos Fruits Basket consegue nos fazer rir o tempo todo! É um anime (e um mangá) para aproveitar cada pequeno detalhe.

Vou deixar alguns exemplos de diferença entre o antigo e o novo aqui ao final do post, deem uma espiadinha, vale a pena!



Beijos da Kira.

2001 /2019:




22 comentários:

  1. Olha só, eu nunca tinha visto.
    Não conhecia mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh eu tô muito ansiosa, amo demais fruits basket foi o 3° anime que vi quando comecei a ver animes *www* É linda a história e chorei muito com o final, estou querendo muito ver esse reboot!

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu AMEI a nova versão! Continuo amando a antiga também e assistir a versão nova com mais episódios dando continuidade ao mangá e apresentando detalhes bem interessantes sobre a maldição faz realmente vale a pena tanta espera!

      Espero que também esteja gostando da nova versão ♥

      Beijos!!!

      Excluir
  3. Então, não conhecia esse anime.
    Vou ficar atenta e assistir ao reboot.

    ResponderExcluir
  4. Que bacana a indicação deste anime! Faz um bom tempo que nào vejo e já gostei.Muito bom saber mais sobre os personagens, faça um post contando mais sobre os personagens sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei essa nova versão! Valeu muito a pena esperar tanto tempo!

      Beijos!

      Excluir
  5. não conhecia esse anime, vou procurar.
    pelas fotos achei mt mais bonito em 2019 :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O antigo é bem nostálgico, mas não da para negar que a nova versão ficou linda mesmo!

      Beijos!

      Excluir
  6. Faz algum tempo que não acompanho animes, já até esqueci um pouco como é o ritmo, e esse me parece uma ótima opção para retornar ao fantástico universo. Esses personagens provocam empatia em nós, acredito que consigamos nos envolver com a história.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fruits Basket é realmente muito bom nisso! Cada personagem vem com um carisma único todo especial, é o tipo de anime que encanta.

      A versão de 2019 tem ainda mais simbolismo que a primeira e a cada nova "dica" sobre os segredos dos Sohma a curiosidade só aumenta!

      Beijos!

      Excluir
  7. Muito legal essa comparação entre a versão de 2001 e essa de 2019. Claro que adoramos uma versão nova, mas sabemos o quanto a original já está em nossos corações. Adorei você mostrar os personagens e as cenas das duas versões pra gente comparar. Quer ver, com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, ambas as versões são lindas, a antiga vem com toda aquela nostalgia e a 2019 além do novo traço vem com ainda mais detalhes por episódio e de bônus ainda temos a continuação que a versão antiga não teve!

      Beijos!

      Excluir
  8. Não conhecia, mas confesso que depois de ler o post, fiquei muito interessado porque parece ser uma ótima opção para assistir.

    ResponderExcluir
  9. Fruits Basket voltou a ganhar atenção com o anúncio de uma nova série animada, contará com um novo elenco e equipe, tendo a supervisão da criadora Natsuki Takaya, minha filhas adoram esse desenho passar todos os dias aqui. o povo aqui no Japão está eufórico ansioso com a nova série animada uma criação japonesa que fez sucesso a bastante tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma verdadeira obra de arte! Achei muito interessante comparar como eu via Fruits Basket quando mais nova e como vejo agora cada personagem, como é cheio de simbolismo e tem uma riqueza de detalhes para mostrar cada personagem junto do mistério que prende a família Sohma uma vez que cresci acabo tendo uma visão bem diferente de cada um ali XD

      Acho bem interessante também a forma com que passa diversas lições de vida, da até apr afazer um post com os melhores ensinamentos de FB!

      Beijos!

      Excluir
  10. Gostei da premissa dessa anime! Só tentei ver uma anime uma vez, nem me lembro bem do nome para veres como nem me impactou. Mas esta PROMETE 😍😍 Vou já guardar nos favoritos. Além disso adorei as suas comparações 2001 e 2019 😊

    Beijinhos, Brenda
    Http://momentosdeataraxia.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fruits Basket é um anime bem atípico, ele tem um clima todo especial, é do tipo acolhedor, você sente que conhece os personagens faz tempo sabe? Eu estou encantada com a nova versão, mas continuo amando a antiga também rsrsrsrs

      Beijos

      Excluir
  11. Eu acho que fui a única pessoa que não tinha visto fruits basket até o momento. Pois é, minha aventura nos animes começou lá pelos idos de 2011, eu me lembro que tinha fruits basket na lista, mas sempre esquecia. Agora já adulta, estou voltando a assistir anime novamente (terminei de ver a versão clássica de sailor moon ontem) e finalmente estou vendo FB. Confesso que pensei ser um anime besta no início, mas está me supreendendo muito! Uma dúvida que notei, o anime original de 2001 é diferente desta versão de 2019 certo, sendo a versão mais recente mais fiel ao mangá? Digo isso pois acabei de ver o episódio 6 da versão 2019, e vi alguns prints do mesmo epi mas da versão de 2001, achei o contexto bem diferente..Enfim estou na dúvida se continuo vendo a versão mais recente ou volto para a clássica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela, tudo bem? Nossa muito obrigada por seu comentário, fico feliz em falar desse anime e ainda desbloqueou algum problema que não estava me permitindo ver os comentários aqui nesse post ♥

      Sobre sua pergunta, existem sim muitas diferenças, a maioria bem sutis e a nova versão é mais fiel ao mangá e tem também algumas mudanças que foram feitas por adaptação aos novos tempos.

      A maioria das mudanças foram para melhor, mas admito que teve uma cena no final da primeira temporada que achei melhor no antigo e que algumas falas em conversas eram melhor elaboradas, mas em uma nota geral o novo é bem melhor! Ainda assim gosto de ambos.

      Vale lembrar também que a ordem de alguns acontecimentos foi trocada entre o clássico e o novo, algumas episódios do clássico acontecem na segunda temporada então se for ver algo do antigo cuidado com spoilers ok?

      Beijos!!!

      Excluir