domingo, 27 de setembro de 2015

Cabelos coloridos, descoloridos e platinados – Guia completo, part 4 - Como matizar/platinar os cabelos A.




Yoo Minaa! Hoje o post vai ser um pouco diferente, vou primeiro explicar como você pode matizar o cabelo e quais são os diferentes tipos, assim como os efeitos para:

Deixar oiro mesmo, mas sem amarelo gema ou alaranjados, para quem for descolorir.

Para quem já tem cabelo loiro e que deixar mais bonito ainda.

Deixar o cabelo loiro pérola ou platinado.

Para deixar o cabelo prata ou cinza em diferentes tons.

Atenção: Como é um assunto grande dividi entre A e B, o A explica como tudo funciona, tem as marcas e ensina alguns tipos de matização, no B vou usar para falar mais sobre deixar prata/cinza, então para quem quer prata ou cinza melhor ler o A e o B. (No B irei falar a lsita dos produtos com detalhes sobre cada.) 

Esses objetivos são fáceis de alcançar só precisa entender melhor como funciona, e qualquer cor, do loiro claro até o prata, do ruivo ou cabelo roxo, se torna algo simples!

Bem, pra começar,  vou mostrar uma imagem do seguindo post do blog, para poder mostrar melhor sobre o efeito que tem ao matizar ( Lembrando que é o efeito de quebrar o amarelado/alaranjado, logo + falo do efeito para deixar pérola /prata/cinza XD  )



Geralmente matinadores são cremes roxos ou azulados,, logo vou explicar o porque, na imagem abaixo estão matizando apenas umas mechas, mas vale o mesmo pro cabelo todo.



Note que tem um brilhinhos acinzentado quando usa o creme roxo , isso é porque o roxo ‘quebra’ o amarelo para o branco/cinza, seguindo a mesma regra, cremes mais azulados também quebram do laranja para branco/cinza, eu sinceramente não confio que cremes azuis funcionem tanto no amarelo quanto no laranja, o roxo é pro amarelado e o azul para o alaranjado, mesmo que o produto prometa ‘quebrar’ as duas cores, pode ter certeza que vai no máximo ajudar em ambas, não ser perfeito para as duas.

Só olhar a tabela para entender bem como funciona.

  
 Nessa tabela  tudo se torna mais fácil, usando cremes de cor oposta anula a cor atual, claro que de forma gradativa, não instantânea, e não se sede usar, por exemplo, um totalizante verde para seu cabelo ruivo clarear, não daria certo e a cor ficaria estranha, o que pode fazer é usar cremes e mascaras q te a cor verde, realmente ajudam a tirar o vermelho.

Os únicos tonalizastes que po0dem ser usados para quebrar uma cor, são os feitos para isso, não pode comprar qualquer totalizante da cor oposta e achar que vai da certo, tem tonalizastes feitos para  ajudar nisso, e no caso das cores que não tem, cremes da cor oposta desse gráfico ajudam, se ainda tiverem duvidas perguntem nos comentários que explico ou faço um post só desse assunto ok?

Agora que já expliquei um pouco sobre a tabelinha de cores, vou falar das formas de matizar, o que serve para quem quer matizar loiros e o que seve para quem quer cinza ou prata, mas antes vou mostrar duas fotos com exemplos, e então continuar a explicação, vai ter mais imagens de exemplos ao longo do post:

Prata, cinza e prata-azulado:




Loiro claro, muito claro e pérola:




Primeiro, o que serve para ambos os casos são linhas de produtos para matizar o cabelo, , a maior diferença nesse caso é que quando uso para tons de cinza/prata você pode deixar um tempinho a mais, não precisa ter medo de manchar, uma vez que quer esse tio de cor, se manchar usa um shampoo purificante uma ou duas vezes seguido de creme amarelo, isso só é ariscado para aquém quer o cabelo loiro, porque vai acabar ficando mais claro que o desejado, uma vez que não vai usar alguma tinta depois.



Agora vou mostrar alguns produtos que servem para ambos os casos, lembrando que linha de shampoo, mascara de hidratação, condicionador ou até quando usa ampolas, o bom é não misturar, mas quem usa totalizante ou matinadores pode optar por usar puros ou diluídos em creme branco, a proporção vai de acordo com o que quer pro seu cabelo, se tiver medo de errar, melhor diluir, se não der o resultado faz novamente, melhor do que errar e ter mais trabalho para arrumar.

Vou falar apenas de alguns deles, para não prolongar o post, até porque você pode usar outros produtos, desde que de marcas confiáveis, vou falar melhor sobre elas mais para frente, mas abaixo tem na imagem as melhores para ambos os processos.




Também pode usar Violeta genciana e Azul de Metileno , eles para matizar podem ser usados com água ou creme, eles só são usados puros para  tingir mesmo, e mesmo assim tem como tingir misturando com creme, o que eu mostra que são corantes bem fortes, tem que tomar cuidado para usa-los.

Vou deixar aqui exemplos de tons que deve usar em cada, mas isso varia de acordo com o tom que seu cabelo estiver.


  Uma forma muito boa de usar com água é colocar em um balde, assim vira ele todo na cabeça e tem a certeza de que todo o cabelo teve a mistura, espere alguns segundos e depois lave, não gosto de ficar espirrando com spray porque acaba ficando mais tempo em uma parte e menos na outra...Outro modo de usar com água é deixar o cabelo mergulhado n balde pro até 10 segundos dependendo da cor da agua, nesse caso tem que estar um pouco mais clara.

Se for tirar amarelados e alaranjados sugiro usar azul e depois o violeta, não gosto de usar junto, não tem tanto efeito assim, se usar violeta/azul/violeta pode ter um efeito  fantástico, mesmo dando mais trabalho.  




No caso de usar tonalizastes para ter cabelo prata ou cinza, eu o melhor é matizar até o cabelo chegar a um tom de loiro como das fotos acima, todos esses tons pegariam muito bem o prata, mas é raro achar tintura permanente prata, o que mais e encontra é totalizantes, que duram no máximo três semanas sem começar a perder a graça. Vou recomendar uma tintura que  sou louca para experimentar, e já citei acima, eu ainda não comprei proque  quando ia fazer isos o dólar subiu T.T




Bem, se já usou essa tintura, onegai, me conte o resultado, fiquei sabendo que tem um efeito maravilhoso, quero muito testar, mas custa entre 7 e 12 dólares, e com o dólar alto não compensa, meu cabelo provavelmente vai gastar de 2 até 3 dessa tintura.




Ficou meio grandinho para um post sobre matizar? Mas é perfeito para não errar também não acha? Mesmo assim com certeza não tira as dúvidas de todos, então se tiver alguma duvida vem nos comentários que respondo, se tiverem muitas dúvidas eu vou coloca-las no post de perguntas e respostas que vou fazer mais pra frente =^.^=



                                


                                                                                                                   Beijos da Kira. 



26 comentários:

  1. Super explicadinho e detalhado, como sempre! Parabéns! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, logo terá a parte B aqui no blog com ainda mais explicações.

      Bjs!!!

      Excluir
  2. Eu fiquei com uma duvida de como usar Violeta...
    Meu acabelo está mais para a tonalidade laranja, como devo usa-lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso do alaranjado tem que usar com mais cuidado, porque ainda não está muito claro, recomendo que use misturado ao creme em uma mecha para fazer o teste do tempo que vai precisar, mas seria ainda melhor usar o Azul de Metileno antes do VG no seu caso, porque o azul combate diretamente o tom laranja, é aquilo, da para usar o VG, mas o resultado mais rapido é usando azul mesmo.

      Se quiser me chama na fanpage que podemos conversar até tirar todas as suas duvidas: https://www.facebook.com/dicasdakirachan/

      Beijos!!!

      Excluir
  3. Olá. Ótimo post, mas fiquei com uma dúvida: meu cabelo está laranja, mas minha raiz é loiro acinzentado. Queria matizar de forma a deixar mais suave a transição entre minha raiz e o resto do cabelo. Já usei tonalizante prata, em que a real cor dele era roxo com fundo azul. Funcionou pouco e por pouco tempo. O que então você me sugere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!!

      Fico muito feliz que tenha gostado, e no caso tem alguns métodos que pode usar, se importa em me chamar na fanpage? lá da para conversarmos melhor:

      https://www.facebook.com/dicasdakirachan/

      Beijos!!!

      Excluir
  4. Meu cabelo está com duas cores, laranjada e tem umas partes claras, Gostei da postagem, porem estou clm receio de fazer esse processo e ficar clm l cabelo azul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite, obrigada pelo comentário ♥

      Então, eu ainda vou atualizar esse post com um novo link para o mais recente que vou escrever atualizando a lista de produtos, do dia que postei até hoje surgiram ainda mais opções para cuidar do cabelo.

      Mas antes de qualquer coisa tem que ver como está a saúde de seus fios e qual tom de laranja, um risco pouco comentado é que se tiver com o laranja ainda muito forte e escuro na hora de matizar pode deixar o cabelo meio marrom.

      Se quiser podemos conversar por aqui ou pela página no facebook (Dicas da Kira) ou no instagram @dicasdakira . Posso demorar um pouco para te responder, mas vou ajudar como for possível :)


      Beijos!

      Excluir
  5. Olá, ótimas explicações..mas vamos a prática: meu cabelo é loiro claro (tingido há anos) e ele tende sempre a amarelar. Minha raiz é 70% branco, meu fundo é castanho escuro. O que você recomenda para quando a raiz está crescendo e poder disfarçar? Gosto do loiro acinzentado.
    Agradeço se puder responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para disfarçar eu recomendo ou que use um cabelo em degrade que fica bem moderno e ajuda a ganhar tempo ou use um tonalizante (tem um da Vita A que tem vários tons e quando usei ele tinha cheirinho bom e não danificou o meu cabelo) dependendo do tempo que deixar agindo antes de lavar ele pode ou uniformizar ou manter o cabelo em tons diferentes, mas bem equilibrados.

      Como não vi seu cabelo vou deixar algumas observações aqui sobre os tons que falou caso for matizar, lembrando sempre que para mexer na cor do cabelo deve antes ver se ele está saudável para aguentar bem o processo mesmo que com produtos que causam pouco dano ok?

      1 - A parte loira é mais fácil de matizar, mesmo que fique um pouco alaranjada um bom creme de hidratação matizador pode resolver, principalmente se aliado a um shampoo matizador, não é necessário usar uma linha completa, só tem que tomar cuidado com a raiz que pode acabar matizando demais.

      2 - Sobre a raiz ter muitos fios brancos tem que tomar cuidado porque matizadores (principalmente se usar shampoo ou VG) tendem a pegar muito forte nas partes claras e quando for matizar o restante do cabelo dependendo do tamanho vai acabar usando na raiz ou próximo suficiente para manchar...Para ajudar a evitar manchas costumo recomendar que use um shampoo purificante após matizar pra tirar qualquer brilho violeta.

      3 - Sobre o fundo mais escuro ele pode reagir principalmente de duas formas ao matizar (depende do tom e da matização) ou ele vai escurecer mais ou pode acabar ficando meio cinza ou marrom.

      Ah! A tabela de antes e depois desse post eu fiz no meu próprio cabelo na época em diferentes mechas para poder mostrar aqui no blog, talvez ela te ajude para comparar com o seu.

      Não tenho certeza se era isso que queria saber, mas pode entrar em contato que tento sempre responder ok?

      Beijos!!!

      Excluir
  6. Meu cabelo tem partes verdes. Chumbei após usar um tonalizante, tem como diminuir ou tirar esse efeito? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Existe mais de uma forma de resolver e como não estou vendo seu cabelo para falar a ideal vou listar as principais para que possa escolher ok? O primeiro já vi funcionando várias vezes, mas se já fez tem outras opções.

      1 - Truque do leite: Esse se tornou muito popular porque o leite é hidratante e é comum de ter em casa então não precisa sair para comprar, geralmente se lava o cabelo com leite sem por nenhum produto (se tiver com produto tire antes e seque um pouco o cabelo para a umidade não atrapalhar) algumas pessoas com o cabelo comprido colocam ele de molho no leite, mas dependendo do caso só em lavar com ele rapidinho já vai.
      Depois de enxaguar bem o leite é recomendado lavar a cabeça normalmente, evitando óleos, linhas a base deles e cremes com cor.

      2 - Lavar mais vezes com cremes brancos: Esse é que a maioria tenta de primeira, não sou muito fã porque pode enfraquecer o cabelo e os resultados costumam não ser tão bons dependendo do quanto manchou.


      3 - Detox: Por vezes o uso de uma simples linha de detox já resolve, eu gosto muito de produtos de algas marinhas para esse fim e até já usei o truque da vitamina C, mas não recomendo a vitamina C no seu caso porque não sei se seu cabelo está saudável o suficiente para usa-lo.

      4 – Usar totalizante fantasia: Se descoloriu para usar uma cor fantasia de tom frio como azul ou roxo as chances da cor pegar bem são ótimas! A não ser que seja uma cor muito clara, ai realmente não tem como pegar assim.

      5 – Tinta: Se foi para pintar de loiro trocar a opção original por um loiro dois tons mais escuros pode funcionar sem você ter que ficar lavando o cabelo repetidamente.

      6 - Tabela de cores: Se tiver confiança em usar um pouco de vermelho pode neutralizar o verde, mas se usar vermelho demais ou passar do tempo piora então está longe de ser meu método favorito.

      Tem outros truques como usar extrato de tomate, bicarbonato de sódio, vinagre de maçã e tem até o Ketchup que é um truque internacional muito popular, só tem que escolher o que considera melhor no seu caso.

      Qualquer dúvida só chamar, beijos!

      Excluir
  7. Quantos litros de água coloco o azul
    Tem que ser o vidro todo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom é encher bem um recipiente como um potinho ou balde, a quantidade de azul depende da cor do cabelo, quanto mais claro está o cabelo menos azul deve colocar para evitar que manche.

      Se ficar insegura recomendo testar em uma mecha na ponta para ver se chega no tom que quer :)

      Beijos!

      Excluir
  8. Mi cabello esta completamente decolorado me aplique un shampoo colorante amarillo y realmente ha quedado amarillo. Coloque en tinte rubio cenizo y aun continua el amarillo que me recomiendas hacer para marizar ese color

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¿Hola todo bien?

      Cuando pones tinta, es más difícil que solo el cabello decolorado.

      Pero puedes usar productos para cabello rubio, generalmente tienen un color morado muy fuerte y aclaran el cabello cada vez que te lavas.

      Si el producto violeta permanece en el cabello por mucho tiempo, puede manchar y tendrás que usar un champú fuerte para quitarlo. Otro problema es cuando el cabello se pone verde cuando el producto no es bueno, en cuyo caso hay que lavarse el cabello con leche.

      Espero haber ayudado, besos!

      Excluir
  9. Oi, tudo bem.
    Muito obrigada pela informação.
    Eu tinha luces mais meu cabelo cresceu natural eu quis aplicar una tinta loira 8.1 e também 8.0 mais não deu certo fico cuasi cobrizo. Nas puntas onde estava as luces fico loiro oscuro. Não sei como tirar esse cobrizo (me desculpa meu português estou aprendendo ainda)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No se preocupe, podemos hablar en español si se siente mejor.

      ¿Enviaste el mensaje anterior como americane2? Estoy respondiendo mensajes de hoy.

      Si envió el mensaje anterior, según tengo entendido, fue completamente descolorido antes de teñir correto? Esperaré su respuesta para ver una solución, por favor avíseme si mi mensaje no es claro.

      ¡Besos!

      Excluir
  10. Boa tarde, meu cabelo está em cima completamente branco. Mas as pontas não ficam igual em cima. Ficam mais amarelas. Sempre quis ter o cabelo de cor igual em todo ele. Nunca consegui, mesmo loira. Prefiro sempre as pontas mais claras. Mas nunca consigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! ♥

      Isso acontece porque a raiz ela descolore mais fácil mesmo, o método mais fácil para conseguir igualar é tonalizar em etapas, isso porque se você for tentar clarear a parte que falta em uma vez só pode manchar seu cabelo.

      Tem várias formas de tonalizar, se sua meta for o branco total pode usar VG diluído em água ou creme (lembrando que é para quebrar o amarelo, se tiver alaranjado é AM) em água é bem mais rápido, mas tem maior risco de manchar e pode te da MUITO trabalho para tirar depois, usar shampoo e creme de hidratação tonalizante também ajuda e tem menos risco de manchar (o da Haskell de ametista é ótimo!)

      Vale lembrar que se manchar um pouco uma forma bem melhor de desbotar o roxo é usando a receitinha de vitamina C no shampoo, mas só se seu cabelo estiver saudável, caso contrario melhor fazer uma reconstrução ou nutrição antes.

      E outra dica é pensar bem na cor que você quer e como vai colorir, se for um tom médio ou escuro diferenças pequenas vão sumir, o branco total é recomendado mais para tons pasteis.

      Se tiver mais dúvidas pode chamar aqui ou no instagram que tento responder o mais rápido possível ok?

      Beijos!!!

      Excluir
  11. O meu cabelo e preto,já tentei colocar ele na cor roxa e não conseguir,o q fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha tem várias formas e a ideal depende muito do seu tipo de cabelo, geralmente cabelo muito escuro abre para o laranja então é bom usar produtos que vão jogar para o platinado como a linha ametista da Yamá, também funciona muito bem misturar o pó descolorante proteínas do leite com essa OX.

      Eu sempre uso OX de 40, mas não sei a resistência do seu cabelo para saber se seria bom essa ou de 30, uma vez descolorido deve usar produtos de reconstrução por garantia.

      Depois desses passos deve ver se seu cabelo está pronto para continuar ou se precisa de mais cuidados antes, depois de devidamente hidratado, descontruído e matizado é que está na hora de pintar.

      Seria bom dar uma olhada nos meus outros posts desse tutorial para ver com mais detalhes e exemplos, precisando de ajuda só chamar :)

      Beijos!

      Excluir
  12. Hola,mi nombre Cristian y mi consulta es si te a pasado con algunas marcas a cambiado tono o se lavó al finalizar. Soy de Argentina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¿Hola todo bien?

      Hay varias marcas nuevas, pero no puedo decir cuáles son las mejores en su país.

      Hay algunas marcas como L'Oréal y también Garnier que sé que tienen fuera de Brasil, pero no sé mucho sobre una lista más extensa.

      ¡besos!

      Excluir