domingo, 15 de outubro de 2017

Entrevista com Henrique Medeiros


Yo minna, hoje trago essa entrevista e daqui a alguns dias sai a resenha de "O Purgatório Mental" assim já podem conhecer um pouco mais sobre o escritor Henrique Medeiros desde já. Conheci o escritor quando ele entrou em contato pelo Espaço para Escritores, http://www.dicasdakira.com.br/p/espaco-para-escritores.html ter esse espaço no blog é maravilhoso, me da a chance de conhecer mais escritores ao mesmo tempo que  eles podem divulgar melhor o trabalho que fazem!

E ainda hoje tem resenha! E é o livro Magos - Históriasde feiticeiros e mestres do oculto! Ele é o primeiro livro da lista que fiz no post Livros da Bienal  
    

Antes de começar, muito obrigada por ter aceitado essa entrevista, e seja bem-vindo ao Dicas da Kira!
Obrigado!Agradeço por ter me dado esta oportunidade e cedido seu espaço para esta entrevista :D

Para começar a entrevista vou fazer minha pergunta favorita, o que te inspirou para começar a escrever?
São duas coisas relacionadas:
Desde criança eu tenho uma mente muito fértil e hiperativa. Isso me fazia imaginar e criar histórias, inspirado nos desenhos, filmes e games que eu consumia na época. Eram tantas que um dia pensei “Preciso mostrar isso para as pessoas”. Bateu que na mesma época comecei a ler livros. Encontrei na literatura um meio ideal de narrar essas histórias.
Com o passar dos anos, encontrei também nessas histórias um meio de me expressar e expurgar as coisas dentro de mim. Por eu ser meio fechado para as pessoas, é contando uma história que tento expor um pouco o que se passar aqui dentro. O Purgatório Mental é um exemplo disso. Escrevi com 17 anos, bem na época que as minhas crises de ansiedade começaram. Todo o caos na mente do protagonista também era meu caos naquela época.

Tem outros livros em mente? Se sim, pode contar um pouco sobre eles?
Tenho muitos, é munição para o resto da vida! (risos) Estou escrevendo um, inclusive. É uma fantasia sobre um garoto e um gato falante, que viajam por um arquipélago mágico num guarda-chuva; o menino atrás dos pais, o gato atrás de um tesouro. E no meio de todas as desventuras deles, são perseguidos por um poderoso senhor das trevas que quer dominar o mundo. Espero conseguir terminar a primeira versão até o fim de outubro.
Também tenho outras histórias, de vários gêneros. Ficção científica, pós-apocalipse, fantasia, até romance policial. Mas essas precisarão uma maturidade literária grande pra conseguir escrever, devido à sua complexidade.

O que considera mais difícil para escrever um livro?
Essa é uma boa pergunta. Todo o processo de escrita é, no geral, difícil. Escrever a primeira versão da história, depois reescrever, editar, digramar... É um filho complicado para nascer.
Mas acho que o principal fator e que afeta tudo isso é a disciplina. Conseguir criar uma rotina de escrita, cumprir suas metas pessoais sem ter que encher linguiça só para batê-las. Pra quem tem ansiedade ou é um procastinador ferrenho, isso é um inferno.

Teve algum escritor que te inspirou quando começou a escrever?
Muitos. Citar um seria muito difícil. Mas acho que o Edgar Allan Poe foi um dos que mais me influenciaram desde sempre. Também teve o Ignácio de Loyola Brandão, daqui do Brasil. O surrealismo dele é incrível e convincente demais.

Por vezes um escritor acaba gostando bem mais de um personagem de seu livro que dos outros, tem algum personagem seu que você possa falar que é o seu favorito? Se sim, qual?
Dentro d’O Purgatório Mental foi Jevaho. A personalidade dele e o jeito como ele lida com as coisas me cativaram muito. Acho que se eu escrevesse essa história hoje, eu teria dado um foco muito maior nele.
Quanto às outras histórias, cada uma tem um personagem que é meu favorito. Mas elencar dentre eles o que mais gosto seria difícil. O jeito é colocar todosnuma única história para brigarem e o vencedor será o favorito supremo! (risos)


Tem ou planeja ter algum livro ou trecho de algum livro disponível gratuitamente pela internet (como Wattpad ou Amazon)?
Sim. Gosto de escrever contos e crônicas desde sempre, e agora estou tentando pô-las nas redes sociais para atingir mais pessoas com elas. Tenho uma página no Facebook onde comecei a postar crônicas, o nome dela é Rascunhos Inquietos. Também estou apanhando para conseguir colocar meus contos no Wattpad.


Se eu conseguisse cativar algum público, adoraria criar uma história gratuita onde eu mostraria um capítulo e dois possíveis caminhos para o próximo; as pessoas decidiriam o destino da história, e eu mostraria até onde iria esse louco desenrolar democrático.

Considera alguns gêneros mais complicados que escrever do que outros?
Não necessariamente. Isso depende bastante das habilidades do escritor e das suas experiências de vida. Para mim, hoje em dia, qualquer coisa é bem difícil, em especial se envolver muita ação ou um aprofundamento maior em um personagem. Você precisa escolher com cautela as palavras para conseguir transmitir tudo sem ser chato ou confuso. Mas ainda bem que é assim. Se fosse fácil, uma hora ficaria muitochato.

Já teve ou tem algum livro ou alguma idéia que deixou guardada e pensa em continuar um dia?
Muitas! Espero viver o bastante para poder botar elas no papel.

O Purgatório Mental teve a reação que esperava de seus leitores?
Sinceramente, eu estou surpreso! Por ser uma história estranha, eu esperava reações mornas ou negativas. Mas até agora recebi muitos elogios, e mesmo os que não gostaram me deram críticas bem construtivas. Isso me motiva bastante.

Tem alguma dica ou recomendação que gostaria de fazer para aqueles que desejam se tornar escritores?
Do pouco que sei, posso afirmar duas coisas: Não esperar por um dia perfeito para escrever, e sim praticar até ser capaz de escrever até no meio do Furacão Irma. Além disso, aproveitar a Internet como uma poderosa aliada dos tempos modernos.

A entrevista está acabando, mas antes, nos conte um pouco mais sobre o seu trabalho, pode ser planos para o futuro, um pouco sobre como tudo começou, o que preferir.
Comecei a escrever aos 10, com uma história sobre um lobisomem que criava um Império gigantesco. Parei por um tempo e voltei a escrever com uns 15 anos.

Posso afirmar que ter sido capaz de publicar uma história e fazê-la ser lida pelas pessoas, mesmo um público pequeno, me deixou bastante satisfeito. E faminto. Quero continuar escrevendo até gastar toda minha munição.

Meu maior sonho na escrita, por enquanto, é publicar um livro físico. Desses que você lança na livraria e fica numa mesinha dando autógrafos para algum gato pingado ou outro que compra. E, se eu for morar fora um dia, que eu possa levar essas histórias para o mundo!

E por fim, gostaria de deixar alguma mensagem para os leitores do blog?
Você que está lendo isso: Independente das lutas que você está travando todo dia, lembre-se sempre que um pequeno progresso ainda é um progresso. Mantenha-se motivado, pois todo esse inferno um dia irá passar. E mantenha-se hidratado, isso é importante.
No mas, continue acessando esse blog e mantenha-o vivo. A Kira é muito legal. E compre O Purgatório Mental na Amazon. Está 6 reais, o preço de uma coxinha e um refri, com a diferença que você alimentará sua alma!

That’sall, folks! õ/


O post fica por aqui minna-san! Espero que tenham gostado de aprender um pouco mais sobre o escritor Henrique Medeiros, assim que sair a resenha do livro dele vou avisar nas redes sociais ok? Desde a bienal os assuntos literários estão bem em alta aqui no blog, espero que estejam gostando, quero trazer cada vez mais livros e autores aqui!

E não se esqueçam que ainda tem mais um post hoje! A resenha de Magos - Histórias de feiticeiros e mestres do oculto ! Falta bem pouco para liberar a resenha!


Beijos da Kira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário