quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Ano-Novo Chinês: O Ano do Boi.


Yo minnaaaa!!!! Hoje na China já é dia 12/02/2021 e esse é o dia do ano novo chinês! Essa tradição pouco a pouco anda ficando mais conhecida e é sempre válido aprender mais sobre outras culturas não acham? 

Esse ano é o ano do boi e como todo ano novo chinês ele vem cheio de novas promessas, até ai parece muito com o ano novo tradicional certo? A diferença é que temos a cultura cheia de significados do zodíaco chinês, o horoscopo que consiste nos animais de um conto muito antigo, vou apresenta-lo hoje para vocês

Então, vamos ao post? 

Bem, como contei acima temos o horóscopo chinês, ele nos traz os 12 ciclos que compõe ano a ano o calendário deles e cada um é representado por um animal, temos: Rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro, porco. Como falei antes tem uma lenda sobre esse animais e é dela que vamos falar nesse post XD 

O conto

 


O Imperador de Jade realizou uma festa de Ano Novo e decidiu convidar todos os animais, organizando uma corrida entre eles para decidir quais integrariam o ciclo dos anos, tendo seu lugar fixo nos zodíaco.  

Durante a corrida os animais tiveram que atravessar o rio e ganhariam um ano para representar de acordo com a posição de chegada. Se beneficiando da gentileza do boi o rato pegou carona nas costas do boi pra conseguir atravessar o rio e seguir o caminho na corrida, já que seria muito difícil para ele passar pelo rio. Com isso o rato acabou sendo o primeiro a ganhar a corrida, pulando das costas do boi direto para a chegada, em seguida foi o boi e em terceiro o tigre após lutar contra a correnteza.

O coelho conseguiu o quarto lugar pulando de uma margem a outra para não precisar enfrentar o rio usando a agilidade natural como sua vantagem, o quinto lugar pertence ao dragão (sim, o dragão está em quinto, mas tem motivo rsrs) acontece que segundo as cresças chinesas, o dragão precisou dar uma pausa para criar chuva e o imperador ficou surpreso por sua bondade e concedeu a ele o quinto lugar na corrida.

Já os demais chegaram muito próximos uns dos outros e ocuparam as demais vagas que sobraram, durante o trajeto a serpente e o cavalo se ajudaram na trilha. Assim como a cabra, o macaco, o galo, o cachorro, e por último o porco.  

“Mas e o gato? Eu conhecia um conto onde ele foi enganado pelo rato...” 

Bem...Segundo a lenda o boi aceitou levar ele também, já que era muito bondoso e o gato também teria dificuldades com a correnteza do rio...Mas assim como o rato aproveitou para saltar e ficar logo com o primeiro lugar, tem o conto onde diz que o rato enganou o gato mentindo sobre uma mudança de data para a cerimônia e esse seria o motivo da briga eterna entre gato e rato! 

O post fica por aqui minna-san! Espero que tenham gostado e que a forma que eu expliquei o conto tenha ficado boa, deixem ai nos comentários e quem tiver instagram da um pulinho lá que vou fazer uns posts pro dia de hoje também ok? @dicasdakira 

Ah! Pra comemorar aqui estão indicações de animes que falam do horoscopo chinês:

Fruits Basket – Eu AMO Fruits Basket! 

Juni Taisen: Zodiac War – Recomendação do meu primo 

Jackie Chan - É desenho, bem zoado, mas vale a pena! Eu amava kkk

 O post fica por aqui minna-san, até a próxima!

 

 

Beijos da Kira.


3 comentários:

  1. Muito bem explicada mana e acredito que até aqueles que nao conhecem vão aprender bastante com o post
    Continue assim ^^

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post, não conhecia essa lenda Kira ❤️😍

    ResponderExcluir
  3. Vim pelo grupo de Segador e Adorei o post, eu não sabia nadinha sobre esse tema, muito bem explicado!❤️

    ResponderExcluir