terça-feira, 7 de julho de 2020

Resenha: A Princesa dos Dentes de Ouro


Yo minnaaaa!!! Finalmente estou voltando com as resenhas! Claro que também amo os posts dos demais assuntos que falo aqui no blog, mas estava com saudades! Enfim... Já conhecem o livro A Princesa dos Dentes de Ouro? O livro é da autora Marcia Fernandes da L. Ferreira  está disponível pela editora Proverbo.

Esse livro é a estreia da autora no meio literário e é voltado para as crianças, vi muitos pontos interessantes neles que vão chamar a atenção das crianças e incentiva-las para que a curiosidade pelo livro estimule a leitura.

Vou falar rapidamente da Autora e em seguida farei a resenha com detalhes sobre o livro e na terceira parte irei falar minha opinião...Agora vamos ao post?


A autora:
 

Marcia Fernandes é mãe de duas filhas, Júlia (13 anos) e Giovana (5 anos), artesã, confeiteira amadora, co-fundadora da Editora Proverbo e autora dessa linda história infantil que encanta crianças e adultos.

No início do livro tem um pequeno texto onde ela o dedica ás filhas:

“Ás minhas filhas Júlia e Giovana, fontes cotidianas e persistentes de inspiração.
A quem busco ensinar e com quem aprendo todos os dias a ser uma mãe e uma pessoa melhor.”


O livro:



“O que você acha de conhecer uma princesa que, em lugar dos dentes de leite, nasceram-lhe dentes de ouro?

Ela adora ficar da janela do seu quarto, olhando o mar.
A princesa dos dentes de ouro, como toda menina sapeca, é levada e bem bagunceira, mas aprenderá, bem rapidinho, os problemas que algumas atitudes ruins podem acarretar.
Este livro encantador e apaixonante, envolverá crianças e adultos.”

A Princesa dos Dentes de Ouro é um livro infantil com páginas coloridas e ilustradas com bastante criatividade em desenhos chamativos para crianças. O livro é escrito com diversas rimas em textos curtos e bem escritos que facilitam bastante para os novos leitores.

O livro começa com uma princesinha muito inteligente e gentil que no lugar dos dentes de leite tem dentes de ouro e conforme eles caem a mãe dela guarda em uma caixinha e pede para a filha não pegar, pois o quarto dela é muito bagunçado e se deixasse cair seria fácil de perder. Tudo narrado com trechos curtos em rimas fofas e engraçadas.

Cada parte é feita de forma que parece se fechar em pequenos ciclos de acontecimentos até chegar ao final do livro, assim uma criança que ainda está aprendendo e que não tem tanto costume de ler pode ou revezar com os pais para cada um ler uma parte ou ler aos poucos dando pequenas pausas. Ainda assim não é um livro grande e maçante, se quiser a criança pode ler todo de uma vez também.

No livro o leitor pode acompanhar a princesa e aprender com ela sobre responsabilidade de forma divertida.

Informações:
Autora: Marcia Fernandes da L. Ferreira
Editora: Proverbo
Formato: 15x23cm
Páginas: 20
Preço de Capa: R$27,00
ISBN: 978-65-80264-44-5


Minha Opinião:


Achei uma graça! O livro é fofo, leve e com várias rimas divertidas. Vi potencial para quem sabe ter mais em uma coleção com livrinhos sobre a princesa e suas aventuras. As cores das páginas e as ilustrações são muito bonitas e chamativas e a estorinha é contada de forma leve e descontraída com seus versinhos curtos.

Eu não acredito muito em falar “esse livro é para crianças de idade entre X e Y” porque cada criança tem curiosidade por um tipo de tema em um momento diferente então se for para recomendar digo que achei o livro bem bacana para os pais lerem pros filhos, para crianças que estão aprendendo a ler e para as que já sabem e estão tendo seus primeiros livrinhos e gostam de princesas.

Também gostei muito do desenho feito para representar os personagens, saiu bastante do que costumo ver como padrão e fazendo isso as crianças tiram esses padrões também, o que as incentiva se imaginar no lugar dos personagens de forma mais livre.

Em resumo, achei um ótimo livro para crianças e posso apostar que ele tem potencial para estimular a criatividade dos pequenos e para dar a eles maior interesse pela leitura. 



Espero que tenham gostado do post minna! Eu amei fazer essa resenha, é realmente um livro muito fofo e espero que ele motive várias crianças para que tenham interesse pelo mundo literário!

Prometo que logo vem mais posts,  vários deles sobre o meio literário, mas não é o único assunto, logo trarei um post bem interessante sobre como passar o tempo nesse 2020 que não está sendo nada normal! E claro, tem muita resenha maravilhosa chegando!




Beijos da Kira.




2 comentários: