quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Como chegar no RioCentro



Yo minna!!! Animados para a Bienal!? Se ainda estão com dúvida sobre como chegar não precisam se preocupar, sei que demorei muito para soltar esse post, mas ainda assim a tempo da bienal e garanto que vale a pena conferir essas rotas, são as melhores formas de chegar não importa de onde esteja saindo!

Ah! Não se esqueçam que tem a lista completa dos posts no  Especial Bienal do livro 2019!

Antes é bom saber que no próprio site da bienal tem informações para te ajudar na página Como Chegar deles. E o próprio Riocentro também tem uma página para te ajudar a encontrar uma rota. 

Vou separar pelas seguintes categorias:

+Saindo do aeroporto

+Transportes públicos (principais pontos)

+Dicas para ir de carro

Então, Vamos ao post?
  


 Saindo do aeroporto

Como falei antes, no site da bienal tem algumas opções e alguns avisos para te ajuda a escolher uma rota, lá tem uma informação que pode ser muito útil:

“A companhia de transporte Real Auto Ônibus disponibiliza a linha 2145, que interliga o Aeroporto Santos Dumont ao Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, e funciona das 5:30 às 22:30 hrs.

Há também a linha 2018, que liga o Aeroporto do Galeão (Antonio Carlos Jobim) à Alvorada.”

Aeroporto Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão)

Opção 1: Para quem tem medo de acabar se perdendo uma opção bem interessante é o BRT, mas tem que tomar cuidado com o “horário  de pico” onde fica lotado demais, geralmente de manhã cedo.

Opção 2: Se escolher ir para a alvorada de ônibus pode pegar um BRT lá ou um uber (mas o uber sairia meio caro, recomendo se for em grupo para dividir o valor)

Aeroporto Santos Dumont (SDU)

Opção 1: Pode ir até a Av (uma das opções para ir é o 2145) para pegar o 2331

Opção 2: Novamente tem a opção de pegar o BRT

Opção 3: Tem algumas opções que levam ao centro, de lá pode pegar o metrô, lembrando que fora os finais de semana a linha 1 tem que fazer baldeação para ir para a linha 4 que leva ao terminal Jardim Oceânico. De lá tem  

Transportes públicos (principais pontos)

Além das opções acima vi que no site da bienal tinha uma ótima lista de linhas para pegar:

Via Centro

Partindo do Castelo, as linhas 352 (Riocentro x Castelo x Riocentro), 368 (Castelo x Riocentro) e 348 (Riocentro x Candelária) fazem o trajeto até o local e param em pontos próximos aos portões do Riocentro.

Partindo da Rodoviária, tem a opção da linha 302 (Rodoviária x Alvorada) e pela Central do Brasil, os ônibus 309 (Central x Alvorada) e 317 (Central x Alvorada).

Via Zona Sul

Os moradores da Zona Sul poderão utilizar as linhas integradas 1 e 2 (Rio sul x Alvorada) até o Terminal Alvorada e seguir até o Riocentro utilizando o BRT.

Via Zona Norte
Para os moradores da Zona Norte, a melhor opção é a linha 613 que sai do Nova América e tem paradas próximas ao local. Também no shopping, os passageiros também poderão optar pela linha 611, com ponto final próximo ao Riocentro.

Via Zona Oeste

Os moradores da Zona Oeste terão como opção as linhas 800A (com partida na Taquara), 817A e 827A (do Recreio) e 881 (Jardim Oceânico), que refaz o trajeto da extinta linha LECD10 na Barra da Tijuca.
  

  
Dicas para ir de carro

1 - “O acesso ao Riocentro pela Linha Amarela é mais indicado para quem está na zona norte ou centro da cidade. Ao final da Linha Amarela, sentido Barra da Tijuca, siga na Av. Ayrton Senna mantendo-se na pista da direita. Entre à direita na Av. Embaixador Abelardo Bueno e siga até o final. Mantenha-se a esquerda e entre na Av. Salvador Allende. A entrada para o Riocentro virá logo em seguida.”

2 - As principais estradas de acesso ao Riocentro, Avenida Embaixador Abelardo Bueno e Avenida Salvador Allende, foram duplicados e agora têm 5 pistas em cada direção. O projeto melhorou o fluxo de tráfego e a capacidade de tráfego nas horas mais movimentadas.

3 – Abrindo o mapa do google no seu celular estando com internet e GPS bons você pode acompanhar no mapa onde está para ter certeza de que está indo pelo caminho.

4 - Seria bom marcar pontos de referência para facilitar também, assim vai poder confirmar o caminho e ver que está chegando.

5 – Não tente desviar por rotas mirabolantes, tem boas opções de rota na dica 1 e por elas não vai se perder.

6 - Pesquise bem as opções, aqui nesse post citei algumas rotas, olhe bem qual funciona para você e estude sua rota para ir sem preocupação.

7 - Cuidado com o GPS Ele pode pode ajudar muito, mas também pode te colocar em uma rota complicada, compare a rota dele com a rota do mapa do aplicativo ou site de sua preferência. (o app do google gosto para ver a rua que estou, mas para criar rotas prefiro a versão web, o app é meio complicadinho)

8 -  Se precisar pedir orientação, prefira locais comerciais como rodoviárias e postos de gasolina, o ideal é estudar bem a rota, mas na dúvida é melhor não perguntar para alguém aleatório.


  
O post fica por aqui, vou deixar mais imagens abaixo para ajudarem como referência do que falei, linhas de BRT, mapa geral e mapa próximo do evento, pontos próximos e assim vai, qualquer dúvida é só deixar nos comentários

Usei de muita pesquisa e em principal a ajuda dos sites Riocentro, Bienal do Livro e Vá de Ônibus.

Espero que o post tenha ajudado, desejo uma ótima bienal para todos, cheia de muita leitura, muitos encontros maravilhosos com autores e muuuuiiitos momentos inesquecíveis!


Beijos da Kira.








2 comentários: