terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Entrevista com a escritora E.Samuel


Yo Minna!!! Lembram da entrevista que prometi? Então aqui está, a entrevista de hoje do Espaço para Escritores é com E. Samuel, a escritora de Em Busca do Amuleto de Aloni e O Resgate de Althea. Para saber mais sobre a E.Samuel, clique aqui.

Antes de começar a entrevista, vou deixar aqui os links para conhecer melhor o trabalho dela ok?






Livros:


Entrevista:

Quando descobriu seu amor pela leitura?
Comecei a gostar mesmo de ler quando tinha uns oito ou nove anos de idade, depois de ler um livro que meu irmão largou jogado pela casa. Me lembro até hoje do título, pois li uma centena de vezes: O Mistério do Cinco Estrelas, do Marcos Rey, que foi, por muitos anos, meu autor favorito! Li e, assim que terminei, comecei a ler de novo e de novo, até que meus pais perceberam que eu tinha mesmo gostado e começaram a me comprar livros. Daí pra frente, nunca parei e até hoje adoro ler!

Se pudesse enviar uma carta para você mesma no passado e nela escrever conselhos literários,  o que diria?
Ah, que pergunta ótima! Eu adoraria poder voltar no tempo! Os conselhos que eu me daria seriam muito simples: leia mais ainda do que você já lê, não pare de escrever e não escreva apenas para pensar. Acredite que essa pode ser uma profissão e batalhe por ela desde cedo. Aliás, esse meu conselho serve pra todo mundo que está por aí querendo ser escritor e que sempre me pede dicas! ;-)

Teve algum escritor que te inspirou para escrever seus próprios contos?
Tem muita gente que me inspirou e me inspira até hoje! Acho que muito do meu estilo de escrever vem dos autores que eu lia quando era criança: Marcos Rey, Georges Simenon, J. M. Simmel, João Carlos Marinho, entre outros; misturado um pouco com algumas influências atuais, como J. K. Rowling e Rick Riordan, entre outros. Tenho um gosto muito eclético para leitura e não tenho um autor específico que me inspire, acho que, dependendo do estilo que estou escrevendo, procuro ler pessoas que são boas e possam me servir de inspiração.

Se pudesse escolher qualquer lugar do mundo para poder relaxar e escrever um novo livro, que lugar iria considerar o ambiente mais agradável para se inspirar e escrever o quanto quisesse?
Não tenho muito essa coisa de escrever num lugar inspirador, não! Eu gosto de escrever no meu canto, na minha casa. Tenho um lugar designado, que deveria ser meu escritório, mas não uso. Prefiro sentar na cozinha e escrever ali mesmo. Na verdade, lugares e pessoas me distraem, portanto acho que quanto mais conhecido e mais silencioso, pra mim, melhor!


Já aconteceu de estar andando em algum lugar público e encontrar uma pessoa que estava lendo seu livro? Se sim, qual foi sua reação?
Nunca aconteceu comigo, até porque, moro nos EUA e muitos dos meus leitores estão no Brasil, mas de vez em quando recebo fotos e mensagens de voz dos meus leitores, dizendo que estão adorando a leitura e isso é um ótimo presente! Uma sensação maravilhosa! Agora, acho que se eu encontrasse alguém na rua, assim como você citou, lendo meu livro, ia ficar muito feliz, mas sem saber o que fazer! J Ia ter vontade de falar com a pessoa, mas ia ficar com vergonha!

O que considera mais difícil para escrever um livro?
Normalmente, começar. A gente acaba procrastinando, fazendo mil outras coisas, até tomar coragem de sentar e começar realmente a escrever. Mas, em geral, acho que escrever não é a parte mais difícil. O que vem depois é que é complicado! J

Tem ou planeja ter algum livro ou trecho de algum livro disponível gratuitamente pela internet (como Wattpad ou Amazon em e-book)?
De vez em quando eu faço promoções e coloco meus livros gratuitos na Amazon por alguns dias (fiquem de olho!), fora isso, penso em colocar trechos no Wattpad, mas ainda não me convenci de que é uma boa!

Já tem algum novo livro em mente, se sim, pode nos contar um pouco sobre ou nos dar uma dica do que podemos esperar?
Bom, tenho alguns títulos inéditos, que pretendo publicar em breve (ainda não sei quando, mas espero tomar coragem em breve! J ):

- Uma Janela na Praia - Uma história contada de forma irreverente e engraçada, por Carolina, a protagonista, que fala sobre os conflitos e desventuras amorosas de uma adolescente. Um romance para jovens adultos que é muito divertido e em sintonia com o que acontece na vida real.
- Para Sempre em Seu Olhar, que acho que é o meu melhor livro, também um romance, é uma história tocante e inesperada de um amor que desafia o destino e faz o leitor sentir e se emocionar junto com a protagonista.
- As Aventuras de Tuto Pituto, que é uma série de historinhas para criança, baseadas nas artes de um menininho danado.
Atualmente, estou escrevendo o terceiro livro da série As Quatro Portas do Tesouro, que se chama O Segredo de Lúcio e que espero lançar no final desse ano. Nessa história, os nossos amigos viverão mais uma aventura, mas dessa vez outras pessoas estarão envolvidas e podemos esperar muita confusão e diversão.
Fiquem de olho no meu site: www.asquatroportasdotesouro.com para saberem novidades sobre esses títulos!

Tem algum livro ou alguma ideia de livro que deixou guardado e pensa em continuar um dia?
Tenho várias! J Anoto tudo num caderno e, quando preciso de inspiração, ou estou procurando alguma coisa para escrever, dou uma olhadinha lá! Espero conseguir transformar todas essas ideias em livros algum dia! J


Que conselho você daria para novos escritores para ajuda-los com o primeiro livro?
Eu acho que cada um deve achar seu próprio caminho, pois o que funciona para mim, pode não funcionar para outra pessoa, mas, de maneira geral, os conselhos que posso dar (e são sempre os mesmos) são: em primeiro lugar, leia muito, pois na minha opinião não há como ser um bom escritor sem ler. Em segundo lugar: escreva. Parece óbvio, mas muita gente não faz. Muita gente fica preocupada com a capa, com o nome dos personagens, se o personagem pode ser assim ou assado, se o capítulo tem que tem x ou y páginas, e não escreve. Outra coisa: não espere que logo de cara seu trabalho vá sair ótimo, pois não vai. É preciso muitos erros pra se conseguir um acerto e, mesmo assim, estamos todos sempre aprendendo, portanto, persista e não desista! J

Acredita que um escritor conseguiria ‘caminhar’ pela direção oposta ao de costume e escrever gêneros completamente distintos dos que já fez? Um escritor de drama pode escrever comédia e um escritor de livros infantis se daria bem escrevendo livros de terror?
Acho que depende. Alguns podem fazer isso, outros não. Simples assim. Tem gente que consegue se desdobrar e escrever vários gêneros diferentes, outros preferem se restringir a um único estilo. Eu acho que todo mundo é livre para tentar, experimentar e, quem sabe, se redescobrir em algo novo, portanto, acho muito válida a ideia. Eu mesma não me considero uma escritora de um único gênero. Escrevo o que me der na telha, e estou sempre aberta a descobrir novos caminhos. 

Por fim, gostaria de deixar uma mensagem para os leitores do blog?

Gostaria, primeiramente, de agradecer a oportunidade de estar aqui com vocês e também a cada um que leu essa reportagem e chegou até o finalzinho: muito obrigada! Gostaria, também, de convidar a todos para conhecerem o meu trabalho, visitarem o meu site: www.asquatroportasdotesouro.com e me mandarem um alô lá no Facebook! Convido também a todos para adicionarem os meus livros no Skoob e me seguirem no Instagram! Um grande abraço para todos e boas leituras! J

O post fica por aqui minna-san, espero que tenham gostado, planejo trabalhar mais com a E.Samuel, que agora é parceira aqui do blog e prometo trazer as novidades sobre os livros dela sempre que souber ok?


                                                                                                                                                          Beijos da Kira.


39 comentários:

  1. Ai que maravilha, adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Quero sempre trazer esse tipo de post aqui pro blog! A E.Samuel é muito gentil, foi muito bom fazer essa entrevista, sempre que tiver novidades sobre o trabalho dela vou trazer aqui pro blog!

      Beijos!!!

      Excluir
  2. Muito obrigada, Kira, pela entrevista! Adorei fazer parte do seu blog! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, fico muito feliz em trazer essa entrevista para os meus leitores, muito obrigada!

      Beijos!!!

      Excluir
  3. Uawww, muito boa a entrevista e assim conhecer um pouco mais da E. Samuel, muito bom saber dos seus receios em o que fazer ao encontrar alguém na rua com seu livro (bem que podia se eu, srsrs). Gosto muito de autores que se colocam como pessoas normais e que não tem complexo de 'deuses'.

    Ficarei no aguardo dos próximos lançamentos e entrevistas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Adoro trazer entrevistas para o Dicas da Kira, acho muito importante aproximar os leitores dos escritores!

      Beijos!!!

      Excluir
  4. Olá, Kira.
    Também entrevistei a autora e adorei o bate-papo que tivemos, da mesma forma que adorei essa entrevista também.
    A Elaine é uma querida.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado da entrevista aqui no blog! Vou dar um pulinho no Tudo Online para ver sua entrevista com ela também, é uma ótima oportunidade para conhecer ainda melhor a Elaine e o trabalho dela XD

      Beijos!!!

      Excluir
  5. Muito legal a entrevista, adorei as perguntas, muito inteligentes, a autora é muito legal e já vou ficar de olho em alguns dos livros que ela disse que vai lançar...Parabéns!

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!

      Fico muito feliz que tenha gostado do post, e também estou de olho nas novidades que estão por vir, vou procurar sempre trazer novidades do trabalho da E.Samuel aqui no blog!

      Beijos!!!

      Excluir
  6. Adorei conhecer um pouquinho mais sobre a autora❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre maravilhoso conhecer um pouco mais dos escritores que nos ajudam a mergulhar em diferentes mundos através de seus livros não é?

      Beijos!!!

      Excluir
  7. Adorei a entrevista! A autora é uma fofa!!
    Parabéns pelo post, adorei!!

    www.lendo1bomlivro.com.br;

    Instagram :) @lendo1bomlivro;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado da entrevista, a E.Samuel é mesmo muito gentil, adorei conversar com ela!

      Beijos!!!

      Excluir
  8. Aí, adorei a entrevista!! Parabéns! 😘

    ResponderExcluir
  9. Amei a entrevista!! É sempre bom conhecer um pouco mais dos nossos autores!!!
    Com carinho
    One®

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico realmente muito feliz que tenha gostado! É realmente maravilhoso conhecer um pouco mais sobre nossos queridos autores!

      Beijos!!!

      Excluir
  10. Adorei as perguntas e respostas! Uma melhor do que a outra. Parabéns para ambas! Que venha mais sucesso, livros por aí. s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Dani !!! Fico muito feliz que tenha gostado! S2

      Beijos!!!

      Excluir
  11. Oii.
    Amei a entrevista.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado Kethlyn!

      Beijos!!!

      Excluir
  12. Olá, a autora sempre simpática. É muito bom conhecer "por trás das câmeras" os autores. Li As Quatro Portas do Tesouro e gostei muito.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! A E.Samuel é mesmo muito gentil, fiquei muito feliz com essa oportunidade para conhece-la melhor e fico muito feliz também por você ter gostado desse post ! XD

      Beijos!!!

      Excluir
  13. Que entrevista mais gostosa!! Adorei conhecer um pouquinho mais da Elaine ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!! Ela é um amor, merece todo o sucesso, vou fazer a resenha do Amuleto de Aloni aqui no blog ♥

      Beijos!!!

      Excluir
  14. Adorei saber mais sobre os ouitros livros. Já quero ler eles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim!! Que bom que gostou! Bate uma curiosidade de ler logo não é? rsrsrsrs

      Beijos!!!

      Excluir
  15. Adorei a entrevista!! Definitivamente a Elaine é uma pessoa muito especial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Ela é muito gentil, fiquei realmente feliz quando ela aceitou fazer a entrevista pro blog!

      Beijos!!!

      Excluir
  16. Entrevista perfeita!! Merece premio!!Amei a capa do livro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada!!! E sim, essa capa é LINDA! Vou fazer a resenha do Amuleto de Aloni aqui no blog, fiquei muito feliz em ser parceira da E.Samuel ♥

      Beijos!!

      Excluir
  17. A Elaine é sempre um amor de pessoa! Adoro a escrita dela e adoraria ler outros livros dela. A entrevista ficou maravilhosa!
    Beijos!

    miaestanteliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é mesmo! Fico muito feliz que tenha gostado da entrevista em breve vou postar a resenha do Amuleto de Aloni!

      Beijos!!!

      Excluir