domingo, 16 de outubro de 2022

Primeiras impressões: Novela Travessia e a representatividade.


Yo minna!! Hoje venho com um tipo de post que nunca fiz e que vai se tornar fixo aqui no blog tanto para esse quanto para outros assuntos (como séries por exemplo) Em resumo nesse tipo de post vou falar as novidades dos capítulos de forma resumida e comentar minha opinião como mulher ACE. 

Nesse post vou começar pelo resumo dos acontecimentos em linha apenas para ressaltar onde o personagem apareceu e em seguida vou falar a minha opinião e ressaltar esse último capítulo que tivemos (15/10) onde já começa a aparecer sinais ainda bem discretos de que a novela vai abordar a assexualidade do Rudá. Também terei que abordar uma situação que aconteceu em uma entrevista com a atriz Drica Moraes

A partir dos próximos posts devo manter o modelo e assim como no de hoje quando tiver polêmicas ou novidades nos bastidores trago também! Só não sei se será semanal ou quinzenal, mas no próximo post da novela já terei a resposta para vocês. 

Então, vamos ao post?


O Rudá foi apresentado em uma cena onde ele estava com um amigo falando sobre as montagens e ali Travessia apresenta um jovem em um dia perfeitamente normal e que não parece ter muito conhecimento do quanto a brincadeira pode ser perigosa. Um ponto interessante é que ele que espalha meio que por acidente a FakeNews sobre Brisa e ambos estão em núcleos bem diferentes da novela, talvez eu explique melhor as ligações de Travessia mais para frente.

Essa semana acompanhamos o quanto ele e a mãe são distante e isso pode ser o motivo dele se afundar tanto nas redes sociais, claramente Guida é o tipo de pessoa irresponsável que acha que todos que contrariam ela estão exagerando e parece querer ser sempre o centro das atenções, se referendo ao filho muitas vezes como um peso e isso acaba jogando mais o menino para a internet. 

Linha de acontecimentos:

-Rudá se diverte com montagens junto de um amigo

-Stenio avisa dos perigos das FakeNews, mas Rudá não parece levar fé no aviso.

-Casamento da mãe com Moretti

-Montagem para ajudar Stenio

-Tia Eleonor se muda de forma repentina após queimar o vestido de noiva de Guida

-Guida viaja em lua de mel e deixa Rudá com Inácia.

- Inácia pensa que Rudá quer fugir com uma garota

- Guida volta para casa e vai falar com Rudá sobre a possível “namoradinha” 

Agora falando sobre o capítulo 5 e a conversa de Rudá com Guida, tudo começa quando ela vai perguntar sobre a tal fuga dele com uma garota, por conta do mal entendido com dona Inácia, Guida parece bem animada, diferente do filho que está visivelmente cansado do assunto Começa assim: 

- Quem é essa garota que você ta namorando? Me conta. 

- Não tô namorando ninguém. Mania que você tem de ficar empurrando garota pra mim
 

É ali que os ânimos se alteram, Guida tenta argumentar que não é assim, mas Rudá afirma que isso é uma situação frequente, ela afirma que nunca fez isso e ele afirma que ela faz o tempo todo. 

E é ai que Moretti entra na cena, ele parece achar graça e se dirige a esposa questionando a sexualidade de Rudá de forma bastante displicente “É gay ele?” com a justificativa sendo a reação do enteado com o assunto, Guida tenta falar que ele é jovem demais, porém não se aguenta e vai questionar o filho...Novamente, sem nenhum tato com o garoto: 

-Rudá meu filho, você é gay? 

-Hein? 

- Você é gay? 

-Que pergunta é essa?
 

Ela começa a falar que é natural, que ele pode falar, mas além de ter sido direta (não se força alguém a sair do armário, mesmo que ela não tivesse preconceito não poderia agir assim) ela ainda tem a expressão visivelmente perturbada pela fala do marido.

E é ai que temos uma fala que mostra uma queixa muito comum no meio ACE! Quando é dito sobre as pessoas só pensarem em “pegação” quanto dele fala disso a escolha de palavras traz bastante para a bandeira da assexualidade estrita, não parece ser a pressão para ter namoradinhas e sim o incomodo pela estrutura do relacionamento em si. 

Sinceramente, a cena foi bem rápida, mas gostei da abordagem, foi muito clara na expressão do Rudá cada sentimento que era preciso passa para o público e esse dialogo abre uma bela passagem para o personagem representar a bandeira, só espero que continue assim!

Abordagem errada em entrevista:

Infelizmente nem tudo são flores, a atriz Drica Moraes cometeu um erro nada sutil não só de nomenclatura, como no restante da narrativa quando foi falar sobre a novela, acredito que o tema ainda não foi explicado ao elenco todo da forma correta e que ela por não ter contato com o núcleo do Rudá ainda não conhece a assexualidade, mas primeiro vamos a fala: 

"São núcleos bem segmentados e tal...Mas ela fala muito de tecnologia vs tempo humano, vs humano.

 Os personagens são todos muito humanizados, mas ela vai falar inclusive através da tecnologia de como isso tem um impacto muito negativo principalmente nessa juventude, nesses adolescentes.

 Ela fala do assexuado, das pessoas que entram na internet e perdem completamente o interesse em contatos humanos. Ela fala de adolescentes que se fecham, que não tem interesse por outra coisa a não ser os games. Então assim, tem uma discussão muito premente, muito necessária "

Certo, é importante deixar bem claro que em nenhum momento dessa fala foi explicado o que realmente é a assexualidade! O assexual é tanto aquele que não sente atração sexual quanto aquele que sente atração sexual condicional e/ou reduzida. Isso explicando de forma bem rasa ok? Vale lembrar também que existem outros tipos de atrações, como romântica, emocional, estética, sensual, etc. A assexualidade não deve ser confundida com celibato, vista como traço de personalidade ou vestígio de trauma! É uma sexualidade como qualquer outra.

Ao que me parece a Drica ainda não conhece o termo e é uma pena que tenha falado dele assim sem ter estudado mais o assunto antes e estou torcendo para ela voltar a TV consertando essa fala ou ao menos nas redes sociais dela assim que passar a entender do que se trata, e espero que isso aconteça o quanto antes. 

Me chocou bastante a escolha de palavras dela, realmente deu a entender que a assexualidade estaria ligada a era digital e aos vícios tecnológicos e como expliquei não se trata de distúrbio, vicio de internet ou preguiça. 

Visto isso vamos falar rapidinho do erro de termo também e do porque isso importa tanto: 

Assim como falamos Bissexual, Heterossexual, Panssexual também falamos assexual, sinceramente não entendo como ele ocorre. Isso de “na aula de biologia aprendemos a palavra e fica na cabeça” não cola pra mim, muitos nem lembram dessas aulas e falam dessa jeito, realmente não sei motivo. 

Não acho que ela fez por mal e não sou de tacar pedra, mas vale explicar que isso é sim um gatilho dentro da bandeira porque o que mais tem é hater que vem falando assim para ofender e não ficam boas memórias ligadas ao erro do termo, com a influência que ela tem esperava que buscasse um pouco mais antes de se pronunciar. 

Quem quiser conferir a entrevista está aqui. Em 3:35 é que começa a fala dela. 

Enfim.. Proposital ou não, quando se está em grande mídia tem que tomar cuidado com a fala e ali deu muito a entender que ela teria explicado o que seria a assexualidade e foi de forma muito errada... 

Ficarei de olho e a Drica se pronunciando claro que vou falar com vocês sobre, espero muito que ela aprenda sobre assexualidade e não volte a falar assim. Realmente acredito que não foi a intenção e que ela deve se pronunciar mais para frente.


O post fica por aqui, espero que tenham gostado, estou com boas expectativas sobre a novela e acredito que em breve a bandeira terá melhor visibilidade e muito bem representada! Tenho muita fé no trabalho da Gloria Perez e na atuação do Guilherme Cabral! 

Para quem quiser ler mais: 

Post falando sobre o Rudá, aqui 

Post Sobre o tipo de trabalho que a Groria Perez costuma entregar, aqui 


Então é isso minna-san! Em breve volto com novos posts! Até a próxima!

 

 

Beijos da Kira.






.


Nenhum comentário:

Postar um comentário