sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Além das Fronteiras com Kira Pendrag.

Lendas, mitos, fatos, histórias, curiosidades e culturas pelo mundo.


Hoje eu vim abrir Dezembro com um post que une a versatilidade do blog com os temas variados e curiosos do meu ig @kirapendrag do Instagram. E aproveitando a apresentação vou falar algumas curiosidades rápidas e que estão dentro do tema, vale a pena conferir! 

Ah! Quando estiver fazendo os posts separados, cada um em seu tema, vou sempre passar as informações geográficas básicas primeiro e em seguida contar a lenda ou fato histórico, a curiosidade, etc. 

Outro ponto é que tudo isso vai láááááá na era Paleozoica, quando até nosso querido mapa mundi por onde iremos viajar era completamente diferente de agora, como também vou falar dos dias atuais. 

Então, vamos ao post? É só conferir os temas rapidinho, aposto que vão gostar  


Quando se trata de religião e cultura encontramos pelo mundo algumas tradições e crenças completamente diferentes das nossas e por mais inacreditável que pareça ser por vezes láááá longe vemos algo assustadoramente semelhante...Por que isso acontece? Em quais culturas? O que muda? 

Por exemplo: Se lembram da história da Arca de Noé? Aqui no Brasil ela é bem conhecida, mas e se eu contar que tem uma beeeeeem assim lá na Índia!?!?!? 

Aliais, você sabe o quanto a novela “Caminho das índias” foi fiel e o quanto mudou da cultura indiana para se encaixar no roteiro? 

E para quem fica pasmo com a questão de muitas esposas por lá...E se eu contar que viajando pelo mapa mundi posso apresentar a vocês uma cultura tão diferente que a mulher se casa com o filho mais velho de uma família e automaticamente é esposa de todos os irmãos dele?  Nesse caso nem escolhe, casa com um e leva todos!



Você sabia que muitas das vezes as pessoas acabam pressupondo que uma cidade ou país fica em um lugar, quando na verdade fica em uma região completamente diferente? E não só isso, também acontece com pessoas famosas da história e até com artistas! (na verdade acontece MUITO com artistas) e isso vem de toda uma questão estrutural. O que também leva a imaginarmos a aparência das pessoas de forma bem diferente do que eram, o que acaba sendo espelhado na mídia.

Você sabe por exemplo onde nasceu Guevara ou Einstein?  

Vou citar rapidinho uns exemplos práticos!

Egito

Sabe onde fica o Egito? As pessoas associam o ele a diferentes locais. Pensam no Oriente médio, na Europa  e até na Ásia. Claro, não tem vergonha alguma em se confundir ou não saber algo, e hoje em dia basta dar um google para ver que o Egito fica no nordeste da África. 

Sydney

Sydney é por muitas vezes considerada a capital da Austrália (no caso a capital é Canberra). Além disso, algumas pessoas acham que a Austrália é parte da Europa.

 

A aparência real vs pressuposição: 

Cleópatra:

Mídia: É frequentemente retratada como uma mulher exuberante, de traços finos e com características não refletem sua herança grega. Ela muitas vezes é mostrada com pele muito clara, olhos geralmente azuis e cabelos lisos

Realidade: Sua herança genética era grega-macedônica, embora não tenhamos como ter fotos e vídeos (ai um smartphone...) sua pele não seria tão clara e as características físicas dos gregos diferem bastante do conhecido popular dela, que lembra mais a uma mulher americana. Sua aparência seria mais próxima das populações mediterrâneas. 

Jesus Cristo:

Mídia: Muitas vezes usam a imagem com características ocidentais, cabelos longos castanho-médios e lisos, pele clara e olhos azuis.

Realidade: Até onde se sabe Jesus teria sido um homem do Oriente Médio, e sua aparência provavelmente seria mais próxima das populações daquela região, com cabelos e pele mais mais escuras e olhos provavelmente castanhos. 

Cristóvão Colombo:

Mídia: As representações populares de Colombo o retratam como um homem europeu nobre e destemido. Geralmente usando roupas mais suntuosas e mantendo uma postura heroica quase fantasiosa.

Realidade: Cristóvão Colombo era de origem genovesa e, historicamente, ele provavelmente teria uma aparência mais típica do sul da Europa. Lá a pele das pessoas é mais escura, assim como o tom dos cabelos e olhos em muitas vezes. Além disso ele era um homem real e não um aventureiro dos quadrinhos, suas representações podem exagerar bastante!

 

Tem explicação para essa visão de mídia e a real possibilidade de cada um, mas isso é assunto para depois.


Onde á fumaça á fogo, assim como muitas das lendas que conhecemos se originaram de algum fato, um mal entendido ou uma figura que inspira medo ou até uma crença tão forte que é vista como além dos meros mortais. 

Temos a Bruxa do Arco Teles (Barbara dos Prazeres) aqui do Brasil, uma prova que uma mulher agir diferente pode acabar gerando toda uma histeria (porém não custa chamar por ela se tiver passando por lá, vai que?) Quer mais exemplos?

 

Vlad III! O Empalador:

O Vlad III: Era o príncipe da Valáquia no século XV, conhecido por seu governo impiedoso e métodos cruéis.

Lenda: Vlad III inspirou a lenda do Conde Drácula, popularizada pelo romance de Bram Stoker.

 

Joana d'Arc:

A Joana d'Arc: Foi uma heroína francesa que desempenhou um papel incrível durante a Guerra dos Cem Anos.

Lenda: Sua vida e feitos heroicos inspiraram inúmeras lendas e representações artísticas.

 

E tem vários outros, como Rasputin que apavorou tantos e até hoje rende histórias sobre seus tais poderes além do que um mero mortal teria.


Além disso vou falar sobre diversos mitos e lendas, diferentes contos e crenças locais de cada cantinho do mundo, como a temida Kuchisake-onna do Japão, o enigmático Leprechaun, mas sobre os que já falei como Kelpie, Banshee, a Serpente de Essex, (vejam no ig @kirapendrag) entre outros. 

E só para deixar a curiosidade no ar, tem alguns que acho difícil de conhecer, já ouviu falar deles? 

Yule Lads, da Islândia, é bem interessante... 

La Llorona no México, tem até filme! 

Aswang das Filipinas, esse é bem interessante! 

Jiangshi da China! Lembra um pouco aos vampiros XD



E como último tópico para contar a vocês, tem os costumes e as tradições pelo mundo, é encantador! 

Na Irlanda tem o Seisún! É uma Sessão de Música tradicional irlandesa frequentemente realizada em pubs, é muito interessante! 

O famoso Cricket da Inglaterra, um tanto diferente dos esportes populares em outros países. 

Tem também o Chuseok! Ele é um feriado de colheita importante, celebrado com reuniões familiares, comidas tradicionais e cerimônias em homenagem aos antepassados. Esse é lá da Coreia do Sul.

E para quem tem curiosidade sobre entidades e tradiçãoes que vê nos filmes, como em His House que tem o Apeth, também ou contar quais realmente existem, quais foram inspirados em outros mitos e quais foram 100% inventados.



E também teremos diversos outros assuntos, cada um em um cantinho do mundo. Como o Festival Songkran, conhecido como o Ano Novo Tailandês e para quem curte arqueologia também tem Cahokia Mounds nos Estados Unidos ou Göbekli Tepe na Turquia.

Uma lista rápida de outros possíveis temas seriam Gastronomia , Arte e Arquitetura, Meios de Transporte Tradicionais, Conquistas Científicas e Tecnológicas, Música, vestimentas e instrumentos tradicionais. Linguagem e Dialetos, Superstições e Crenças Populares. 

Enfim! É realmente muito assunto pela frente, espero que gostem tanto quanto eu gosto, porque o quadro nem começou ainda e já estou bem animada, eu realmente amo falar desses assuntos!


Beijos da Kira e até a próxima!