quarta-feira, 28 de junho de 2017

Resenha: Metrópole: Despertar, de Melissa de Sá



Yo minna!!! Que saudade de trazer resenha aqui pro blog! E para voltar com tudo trago uma resenha mais que especial, ela é de um livro bem diferente dos que eu já resenhei aqui no blog, mas a escritora quem acompanha o blog já conhece muito bem, e quem não,  pode conhecer agora!

Vou deixar um pouco sobre a Melissa aqui e o link para os outros posts, onde tem falando mais sobre ela e tem até um com entrevista, assim quem quiser é só conferir.

Então, vamos ao post?

Links:


A Escritora:

Vou deixar só um trecho aqui falando da Melissa como a descrição do blog Livros de fantasia e tem mais no meu post Metrópole: Despertar +Aviso: Resenha Chegando e também fiz uma entrevista, lendo esses posts vocês podem conhecer melhor a Melissa e o trabalho dela, para conferir só entrar no link Entrevista com Melissa de Sá + Informações sobre o livro Nadamais que o normal 

"É escritora e atualmente tem trabalhos publicados pelas editora Draco, Buriti e Cata-vento, além de outros de forma independente. Dentre eles o elogiado Noites Negras de Natal e Outras Histórias  (em parceria com Karen Alvares). Seu livro infantil, A Última Tourada, teve 51 mil downloads na versão online e ganhou a versão impressa em 2105. 

É professora de inglês e literatura da rede federal e possui mestrado em literatura pela UFMG."

Ah! tem outra resenha que já fiz, e essa é de um conto gratuito no Wattpad Resenha: Nada mais que o normal 

Sinopse:

"Nada é real. Nenhum lugar é seguro. Abra os olhos.

Após o Grande Caos, Metrópole se ergueu sobre os escombros da civilização humana. Andrella é apenas mais uma adolescente que busca a excelência intelectual no meio dessa sociedade que preza a perfeição e o controle acima de tudo. Mesmo tendo sido criada pelo excêntrico Argorio, tudo que Andrella deseja é ser uma Metropolitana exemplar e viver do jeito que esperam que viva.

Mas quando o próprio Argorio é vítima de um crime que não acontece em Metrópole há mais de vinte anos, Andrella começa a perceber que talvez o Conselho da cidade queira seus segredos bem escondidos. Agora ela puxará os fios de uma teia que oculta uma verdade terrível não apenas sobre a cidade, mas também sobre si mesma. Afinal, o que há além das fronteiras de Metrópole? Estariam lá as respostas sobre quem Andrella realmente é?

Metrópole: Despertar, de Melissa de Sá, é uma distopia que culmina em uma trama de violência, poeira e perseguições em que nada é o que parece. Tensão, suspense e romance estarão presentes para aqueles que ousarem ler nas entrelinhas. E você? Está pronto para descobrir o que está por trás dos muros das aparências?"

O Livro:


Metrópole é uma distopia que nos apresenta um modo de vida onde tudo está aparentemente perfeito, para seus moradores...Isso acontece porque os metropolitanos  realmente acreditam que suas vidas são perfeitas, mas lendo logo notamos que é um lugar onde todos são obcecados pela perfeição. Metropolitamos agem de forma racional sempre, "metopolitanos não mentem" são impecáveis em seus afazeres e tem extrema preocupação com a reputação e seu status.

" Ela sabia que Metrópole fora fundada por aqueles que sobrevieram ao Grande Caos e que eles construíram uma cidade-estado equilibrada, autossustentável, perfeita. "

Claro que os problemas de Metrópole não acabam por ai,  isso não é nem a pontinha do iceberg que envolve os problemas do livro, tudo começa acompanhando Andrella, uma metropolitana criada por seu excêntrico tutor Argorio, prefiro não me aprofundar para não dar spoillers, mas logo adianto que a vida de Andrella esconde segredos tortuosos.

" Não era real. Não era possível. Toda a sua vida era uma mentira. E nada era real, nada. "

Depois de cenas de suspense e uma tensão que até então eram desconhecidos por Andrella o livro nos leva para o início de uma aventura repleta de descobertas de tirar o sono metropolitano...Repararam que estou usando muito derivados de Metrópole? é o que eles fazem, é o "metropolicamente correto" o orgulho de ser de Metrópelo é quase um mantra dito a todo momento por seu povo quase robótico onde qualquer um que cometa erros é um fracassado, e metropolitanos não são fracassados...

" Porque ela não mostra sinais de pânico fortes. Ela já experimentou pânico antes. "


Minha opinião:

Eu me surpreendi com Metrópole, eu imaginava um clima completamente diferente do que encontrei, pensei que teria uma calma inicial e depois seria mais para ação (lembrando que li antes do post que fiz falando que logo iria saber a resenha) e da ação iria tem aquele famoso momento de calmaria onde vemos acontecimentos felizes, amizades ou romances surgindo e depois voltaria para um clima de ação/rebelião.

O livro vai bem além do que eu imaginava, em momentos de tensão vemos uma leve luz de alegria em meio aos momentos sofridos, mas sem deixar o clima tenso de que logo algo vai acontecer, e junto disso temos muitas descobertas... Andrella...A vida dela virou de cabeça para baixo, seu mundo perfeito se tornou um mar de pesadelos terríveis  suficiente para enlouquecer pessoas comuns, me senti no lugar dela, indignada junto dela, querendo justiça, inquieta enquanto devorei as páginas  caçando solucionar o grande enigma de Metrópole, tentando entender os porquês de Argorio e torcendo ao mesmo tempo para saber como tudo vai terminar e para que o livro magicamente ganhe mais páginas, e é realmente o único ponto que vi de negativo, queria poder apreciar mais, mas como tem continuação poderei aproveitar um pouco mais e isso me deixa animada. ♥

Para quem recomendo? 

Fãs de distopia, de ficção cientifica,se você gosta de ficas lá imaginando todo o cenário conforme o personagem observa em busca de solucionar  algum mistério, drama, jogos mentais, falsas utopias (que na verdade são distopias) personagens marcantes e essencialmente complicados e acima de tudo se para quem gosta de livros onde podemos caçar informações e matar charadas juntos dos personagens, e ainda sim ter surpresas, algumas questões você consegue perceber antes de darem a resposta, provando que o livro segue a lógica, não é "porque a autora quis" e ao mesmo tempo tem alguns que não tem como, mesmo seguindo lógica eles são surpreendentes!

Informações:

Editora: Draco
Gênero: Distopia, ficção científica
Páginas: 184
Preço:
Preço impresso: R$ 35,90
E-book: R$ 19,90
Impresso: 
Amazon  
E-book: 
Kobo 

O post fica por aqui, espero que tenham gostado, foi com todo o carinho que vim trazendo mais essa resenha, fazia um tempo desde a última e eu estava morrendo de saudade de fazer posts assim

Hoje também acaba a maratona de psots, mas claro que não vou abandonar o blog, meus posts vão variar entre dois e quatro por semana ok?


Beijos da Kira.


16 comentários:

  1. Adoro distopias e adorei a dica, esse livro eu não conhecia.

    Beijos Ariane
    Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que bom! Espero que goste, eu amei mergulhar no mundo de Metrópole ♥

      Beijos!!!

      Excluir
  2. Olá! tudo bom?
    Parece ser um livro muito bacana, geralmente não leio muito distopia por culpa de uma decepção literária grande que tive ano passado, mas já esta na hora de superar e eu gostei muito da ideia dessa narrativa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou ótima e você?

      Sei bem como é triste ter decepções literárias, mas nada melhor que novos livros para cura-las não é mesmo? XD

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá tudo bem?
    Achei a premissa bem interessante e gosto muito de distopias, pelo menos todas as que li até agora foram muito boas. A história me fisgou e agora estou curiosa para saber o que vai acontecer.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo, e com você?

      Fico muito feliz que tenha gostado do post, Metrópole é um livro muito envolvente.

      Beijos!!!

      Excluir
  4. Parece ser um livro bem legal, gostei bastante da sinopse. Mas, no momento, não é o tipo de leitura que tenho procurado.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, eu amei ler Metrópole, quando estiver procurando uma distopia te garanto que é um livro para apostar XD

      Beijos!!!

      Excluir
  5. Não conhecia a autora nem os livros dela. Estou sem ler distopias a algum tempo, mas gostei de conhecer um pouco sobre Metrópole - despertar. Essa questão da Perfeição me lembro a série Feios que eu amei, achei mega interessante. Valeu pela dica de leitura nacional viu!!!
    Também gostei da forma como você organizou sua postagem, ficou bem detalhada e informativa. Além claro das suas impressões na parte referente a resenha. Sucesso no seu blog.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que conheceu o trabalho dela aqui no blog e ainda mais em saber que gostou do que falei sobre Metrópole, não li Feios, mas vou procurar conhecer ♥

      Ah! Fiquei toda feliz aqui em saber que gostou de como fiz essa resenha, fiz alguns modelos para escolher qual iria representar melhor o livro e fui eliminando até decidir por esse rsrsrsrs

      Beijos e boa leitura!

      Excluir
  6. Oie!
    Não sou muito afim de livros desse tipo, mas ele me parece uma leitura bem agradável.
    Eu leria apenas pelo fato de ser nacional, estou tentando ler mais nacionais esse ano, sabe?
    Obrigada pela dica.

    Beijinhos da Mady.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem?

      Fico feliz em te apresentar esse livro, aqui no blog procuro sempre trazer resenhas de livros nacionais, tem tantos maravilhosos que se torna um tipo de post irresistível ♥

      Beijos!

      Excluir
  7. Oi, Kira!

    Adorei sua indicação, amo livros de ficção científica e fantasia, provavelmente irei gostar da leitura. Amei a capa e os pontos que tu destacou em tua resenha. Amo narrativas cheias de surpresas!

    Beijos,
    Livros que Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem?

      Fico feliz que tenha gostado da resenha, Metrópole é mesmo um livro fascinante!

      Beijos!!!

      Excluir
  8. Já me ganhou na primeira linha da resenha! Quero muito ler Metrópole, tenho certeza que vou adorar! É bem o estilo que amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha! Metrópole é um livro muito envolvente e ele me prendeu ali logo no inicio! Não queria parar de ler até o final!

      Beijos!!!

      Excluir