quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Resenha: Renascer - Luiz Felipe Andrade


Yo Minna!!! Hoje venho com mais uma resenha de livro, dessa vez da Editora Multifoco, o livro “Renascer” do escritor Luiz Felipe Andrade, ele entrou em contato comigo através do Espaço Para Escritores aqui do blog, e então me enviou o livro digital. Como sempre, minha resenha será completamente sincera, espero que ajude vocês sobre a escolha do livro, e qualquer duvida, podem sempre deixar nos comentários.

Links:

Blog do escritor. Clique Aqui.

Instagram. Clique Aqui.

Quando comecei a ler Renascer eu não sabia muito como seria, Cristiano Abranches com seus dezoito anos parecia meio perdido, como uma criança que não sabe para onde ir, logo pude entender o desespero dele, parecia que o jovem não se encaixava no lugar onde estava, e quando ele começa a contar como tudo aconteceu... Não da para contar tudo que penso sobre o livro, a resenha iria ficar enorme, então tentei resumir falando um pouco e depois falando sobre alguns personagens.

Então, vamos ao post?


Me lembrei de um livro que eu li quando tinha uns oito anos, era “Pássaro Contra a Vidraça” onde um garoto também narra sua vida e o que o levou as drogas, quando a professora passou o livro imagino que muitos pais de alunos ficaram um tanto chocados, não é uma temática fácil, até nos dias de hoje o assunto é um tabu em muitas famílias, me recordo bem que isso gerou muitos debates na turma, boa parte não conversava com seus pais sobre e a professora fez bem em conversar e orientar os estudantes logo cedo, penso que foi uma ideia muito boa por parte da professora, muitos colegas de classe admitiram que os pais nunca falavam desses assuntos , e considero a curiosidade e a falta de conhecimento  como a pior armadilha.

O Renascer me lembrou um pouco esse  livro, mas em Pássaro Contra a Vidraça, até onde me lembro é tudo contato pelo ponto de vista do protagonista, e de tempo em tempo ele para responder algo a mulher para quem ele contava tudo pelo telefone, em Renascer temos a visão de todas as pessoas envolvidas e chegamos a um ponto bem critico, onde praticamente não se pode voltar atrás ( você pode perceber isso pelo livro começar em uma clinica, onde o Cristiano está) mas nem tudo está perdido.

Fiquei surpresa por ver pelos olhos de todos envolvidos e não só do Cris, uma vez que pensei que o tempo todo seria narrado por ele, mas com isso pude ter total compreensão de como tudo aconteceu, o livro nos faz pensar sobre a sociedade na qual vivemos, muitos acham estranho jovens ricos se entregarem as drogas “eles tem tudo que querem, não tem motivo algum” a verdade é que é bem mais comum do que imaginam, muitos pais só notam quando é tarde demais, o livro trata do assunto com seriedade e nos faz refletir sobre a vida de Cris, um jovem que tem pais que o amam, mas que ele próprio não sabe disso, e o pai não sabe como demonstrar.

Eu gostei muito do livro, da narração e m apeguei MUITO ao Cris, não vou fazer a lista de  “Prós x Contras” dessa vez, até porque o post já ficou meio grandinho, já falei vários elogios, e se fosse ressaltar pontos negativos acho que só conseguiria falar de dois, o primeiro é que em alguns momentos (não em muitos, foram acho que três ou quatro vezes em todo o livro) vejo a mesma palavra repetida um pouco rápido, como em “Em casa, Cris chegava em casa e se trancava no quarto...” Não muda em nada a qualidade do livro, é mais um gosto pessoal. O segundo ponto é que realmente gostei muito do tema que o livro aborda, ele foi bem finalizado em suas 190 paginas, mas eu adoraria se ele tivesse umas 250,  300 ou 350 para que eu pudesse conhecer ainda mais cada personagem.

É realmente um livro emocionante, super recomendo, tanto para um leitor que esteja procurando livros do tema, quando para professores que queiram abordar o assunto em sala de aula, claro que estamos em crise e com isso as pessoas andam comprando menos, mas espero que essa diminuição de compra não afete os livros, o que lemos é nosso e ninguém pode nos tirar, por conta da crise tenho comprado ebooks e os que mais gosto junto dinheiro para comprar livros fiscos depois, recebi o livro para ler e resenhar, mas pretendo sim ter Renascer na minha estante  assim que der, e desejo ao Luiz Felipe Andrade todo o sucesso.


Alguns Personagens:

Vou falar um pouco sobre eles, mas não vou falar detalhes, para não dar spoillers ok?

Cristiano: Um jovem meio rebelde, mas que tem esse tipo de comportamento em um tipo de tentativa de chamar a atenção dos pais, Cris cresceu já sendo de família rica, mas bens materiais no lugar da atenção dos pais dele acabaram o levando por um caminho que quase sem volta. Penso nele como um garoto inseguro, que por não ter a atenção dos pais acaba por não ter conversas que tem grande importância para um garoto na idade dele, e com isso acaba descobrindo o mundo junto com conversas com seus amigos, o que o torna vulnerável as más influencias.

Giovana: Uma patricinha mimada e possessiva, ainda mais quando o assunto é o Cristiano, boa parte de suas atitudes vem da influencia da mãe, que mesmo sem estar muito presente, só fala mais de compras e futilidades, Giovana também tem pouca atenção dos pais, mas diferente do Cris a mãe dela não está presente porque vive em futilidades mesmo, diferente de Denise (mãe do Cris) que trabalha. Giovana acabou por aprender mais sobre o básico que devia ser conversado em casa através da empregada e das amigas, já que a mãe não se interessava em falar desses assuntos com a menina.

Sofia: Uma jovem determinada e de personalidade forte, Sofia não quer acreditar que por ser filha da empregada isso faça diferença para Cristiano, o mesmo tempo ela não bate de frente com Giovana em tentativas de ter o Cris.

Frederico: Um garoto malandro que parece querer ser o “líder” do grupo, é o mais ousado, e também o mais experiente quando o assunto é malandragem, é bom com as palavras e em alguns momentos não parece ter a idade que tem, sua ambição é realmente um ponto marcante nele.

Denise: Uma mulher forte e corajosa, Denise procura ser sempre gentil e parece querer confiar em quem está a sua volta, ela se esforça para ser boa mãe e boa esposa, trabalha arduamente no escritório, e sempre tenta acalmar as brigas do marido com o filho. É impressionante que ela e Adélia tenham algum assunto em comum, visto que ela não é fútil ou preconceituosa como a amiga.

Leonardo: Um trabalhador honesto e esforçado, um marido protetor e um pai rigoroso... Logo de cara tenho essa visão dele, Leonardo não é um homem injusto ao que parece, mas logo de cara notei que por ser rigoroso demais e por levar o estresse do trabalho para casa, as atitudes dele afetavam diretamente o filho, ainda mais por suas reações violentas, penso que nenhum estresse justifica isso, mesmo assim, Leonardo parecia mais para desesperado, com medo da rebeldia do filho não ter volta, não sabia o que fazer.

Adélia: Uma mulher fútil e mimada, que parece até uma adolescente, com a mente ainda mais imatura que a da filha, imagino que tenha tido uma criação similar a de Giovana, e durante todo o livro torci para ela ter um belo castigo pelos seus atos, para aprender a lição, ela é o tipo de personagem do qual não consigo sentir pena caso algo aconteça de ruim, não importando o que.


Marcelo: Minha opinião sobre ele não é muito forte, já que o livro foca em Cris  eu não pude conhecer tanto o Marcelo, mas ele me lembra aos pais extremamente rigorosos e que não sabem falar de forma delicada, imagino que ele deixava a criação da filha para a esposa por não saber o que fazer, e provavelmente não tinha conhecimento do comportamento de Adélia perto da filha, ele é do tipo que precisa  levar um tapa da vida para abrir os olhos e notar que o mundo não tem um manual de instruções.



Onde Encontrar:

Site da Editora Multifoco (livro físico): Clique aqui.

Amazon (e-book): Clique aqui.

O post fica por aqui Minna-san! Espero que tenham gostado, eu adorei fazer essa resenha, pude lembrar dos debates em sala de aula falando desse assunto, que é tão delicado, fiquei pensando em alguns momentos “se tivessem feito diferente nesse ponto, talvez Cris não tivesse passado por tudo que passou” e é realmente muito bom quando um livro nos faz imaginar diversos “e se” como se aquilo tudo tivesse acontecido e o protagonista estivesse nos contando...

Bem, até a próximo minna!



                                                                                                                                        Beijos da Kira e Boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário