segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Cabelos coloridos, descoloridos e platinados – Guia completo, part 3 – Como descolorir o cabelo.



Yoo Minna! Acabei atrasando por conta de alguns problemas em off mesmo, mas não tive como deixar de lado a continuação desse guia, e depois da parte 3 , que é descolorir, mas antes quero já listar a continuação do guia como vai funcionar:

Mais para frente vou postar:

Parte 4, matizar/platinar os cabelos – Tanto para um loiro mais claro/platinado quanto para quem quer cabelos em tons patinados/cinza

Parte 5,  falando sobre colorir os cabelos, tintas, tonalizantes e etc.

Parte 6, sobre como hidrata-los e recupera-los depois de todo processo que foi feito.

Parte 7, onde vou tirar as dúvidas que me enviaram depois de ler a parte 2 e as dúvidas que me enviarem até o dia do post.

Parte 8, vai ser sobre custo/benefício - Para tirar duvidas sobre um produto mais caro, e outro mais barato, mas que prometem o mesmo efeito ou mais barato, mas tem que usar mais vezes, qual realente é melhor levando em conta gasto e efeito.  

Parte 9, Dicas de como manter o que fez com o cabelo, dicas em geral sobre manutenção, tanto para quem só matizou, quanto para quem pintou os cabelos.

Parte 10,  um especial tirando dúvidas que forem enviadas depois do port 7, dicas de penteados para usar com o novo visual, dicas de cortes de cabelo, lista de lojas para comprar seus produtos e uma parte super especial com os melhores vídeos com explicações de tudo que falei nos posts  para completar ainda mais seu conhecimento!



Antes de começar o post, quero dar apenas alguns avisos:

Aviso 1: Não pode descolorir o cabelo sem ter certeza de que ele está bom para aguentar o processo, se tem dúvidas clique aqui para ver o post que fiz para ajudar nesses casos.


Aviso 2: Algumas imagens são minhas e outras peguei da internet, mas não tirei nenhuma marca ou identificação das imagens que tinham, até porque seria errado tirar os créditos de quem postou.

Aviso 3: O quanto seu cabelo vai clarear, depende muito do tipo dele, tem cabelo que demora mais a ter efeito com as químicas, então não estranhe se alguém que conhece seguir todas essas dicas e demorar mais ou menos tempo que você para o resultado.

Agora, a lista do que vai ter no post:

Como descolorir – O processo feito para descolorir + uns falam que é com o cabelo depois de uma semana sem lavar, outros que tem que ta bem limpinho...Qual a verdade?

Quando da a hora de tirar o produto? E o que fazer? – Logo que tira a química, o que deve fazer para o cabelo ficar lindo novamente?

Marcas que são recomendadas – Marcas maravilhosas e algumas dicas.

Como descolorir

Na imagem abaixo temos a medida básica que se usa para descolorir o cabelo



Essa medida pode variar, se você usar uma água oxigenada mais densa, como a Ametista da Yamá, pode ser que isso mude um pouco, em geral recomendo que leia as instruções do pó descolorante que for usar, mesmo assim, em casos como a Ametista pode mudar um pouco, porque a não ser que tenha alguém para passar para você e que seja bem experiente, essa textura mais densa pode atrapalhar a aplicação, sem contar que alguns tipos de cabelo volumosos demais podem atrapalhar a aplicação com essa textura, se tiver problema coloque um pouco mais de água oxigenada e teste até que de para passar, cuidado para não colocar muita água oxigenada  e deixar a mistura fraca demais.

Dica: Mesmo que use uma mistura que fique boa na proporção comum, lembre de ter água oxigenada separada par o caso da mistura engrossar antes de terminar de passa-la no cabelo todo e começar a ficar difícil a aplicação, mas lembre-se que não é o ideal, se começou a fazer o cabelo com uma proporção, diluir pode manchar, então só use se não tiver outro jeito, e estiver mesmo muito difícil, o que não vai acontecer se aplicar rapidamente.

Aqui um bom exemplo do que acontece se usar a ametista na proporção exata:



Como da pra ver, a textura ta bem diferente da maioria, e é um roxo bem forte, isso porque o roxo dessa linha ajuda a diminuir o efeito ‘amarelo gema’ e as manchas laranjas que alguns cabelos tem tendência a ter, não impede por completo, mas ajuda MUITO mais que as outras linhas da Yamá que conheço.

Agora vem algo que é algo de muitas dúvidas ainda...
Uns falam que é com o cabelo depois de uma semana sem lavar, outros que tem que ta bem limpinho...Qual a verdade? Eu diria que nenhum desses, e vou explicar o porquê.
É bem simples, se você deixar acumular uma semana ou mais sem lavar o cabelo, e passando muito creme, realmente isso vai criar uma camada protetora mas...Vai descolorir muito menos, e ainda tem o risco de você coçar a cabeça dormindo e a água oxigenada vai queimar MUITO!

Por outro lado, lavar um dia antes deixa seu cabelo com pouca defesa, realmente descolore bem mais, mas a não ser que seu cabelo seja bem resistente fica bem complicado, nunca lave no dia que vai descolorir! Não pode ter o cabelo húmido para isso e ele demora muito para secar, não da tempo MESMO.

E claro, essas dicas servem para quem quer descolorir todo o cabelo, apenas uma parte, mechas, pontas...Bem, todos os tipos, mas depois ensino técnicas mais detalhadas de cada um, por agora fiz uma imagem com alguns modelos para quem não quer descolorir todo.
  


Encontrei essa imagem, para quem quer algo mais simples fica bem bonitinho, ms recomendo que pegue um palmo fechado a mais do cabelo, ou para quem acha bonito ir diminuindo o efeito essa parte de um palmo a mais pode ser mecha sim, mecha não, mas da mais trabalho pra fazer bem feito assim.



A solução ideal é bem simples, você precisa escolher entre dois modelos:

Modelo 1:
Contar até 4/5 dias sem lavar(desde que não esteja dando coceira, para não ter a risco que citei antes) usando só a quantidade necessária de creme de pentear ou outro produto que goste nesses dias, evite óleos (creme de pentear a base de óleos não tem problema e sim óleos como óleo extraordinário da Elseve).

No dia antes do que vai descolorir, evite passar o creme pela noite, afinal o cabelo tem que estar seco para o processo, com esses cuidados o cabelo vai ter a proteção e  não vai estar tão sujo, então vai descolorir bem até.

Modelo 2: (É o que eu uso)
Contar entre 2 e 3 dias sem lavar, usando pouco creme para o cabelo não ficar muito cheio, s instruções do que pode nesses dias são as mesmas do modelo 1, com esse o cabelo descolore bem mais que no outro, mas pode ‘sentir’ mais os efeitos negativos da química, o que não vejo problema se fizer tudo certinho, já que assim não vai estragar tanto, e pode recuperar seu cabelo logo.

Lembre-se de aplicar o produto mecha por mecha e deixar o cabelo solto, é melhor para agir,  e recomendo que proteja o pescoço com uma toalha que possa manchar!

Quando da à hora de tirar o produto? E o que fazer?

 

O pó descolorante diz o tempo médio que deve ficar no cabelo, aquele é o tempo seguro para usa-lo, porém, em muitos salões das cabelereiras esperam e aplicam uma nova camada por cima onde for secando, chega a fazer isso por até uma hora e meia, algumas até ariscam mais tempo, sendo que isso é muito ariscado, o mais seguro é esperar o tempo certo do descolorante agir conforme a embalagem.

Para saber se o descolorante já não faz mais efeito nenhum para clarear, e está apenas danificando é muito fácil, ele fica meio espumoso, chegando a cobrir mais o cabelo, e parte fica seco, quando chega nessa fase já parou o efeito do descolorante, então se quiser ariscar mais tempo que nas instruções, pode esperar começar a ter essa reação, mas não espere até estufar todo, é desnecessário, pode observar o potinho do creme para conferir quando estufar.



Lavar o cabelo
Tendo dado o tempo, lave MUITO bem o cabelo, eu o shampoo depois de já ter tirado muito da química (tire ao máximo antes do shampoo) mas evite shampoo purificante, de preferencia use um de uma linha hidratante, e depois de lavar bem e sentir o cabelo mais leve, pode por uma mascara de hidratação, não uma de química pesada demais, algo como uma da novex, pode colocar algumas gotinhas de algum produto que tenha para potencializar a máscara, mas não muito, o importante é massagear bem e deixar agir por uns 5 minutos, depois lave e use o condicionador, massageando por um minuto e lacando em seguida.

Finalize tirando o excesso de água com uma toalha e depois aplique o finalizador de sua preferencia, evitando produtos de silicone e podendo usar até dois finalizadores, desde que compatíveis, uma boa dica é usar produtos em creme a base de argan.

Dica: depois do condicionador que for usar, passe o condicionador da Neutrox ( da linha ‘Clássico’ ) ou Kolene, massageie por um minuto e lave basante depois, isso vai selar muito bem o cabelo, se encontrar o sachê na Neutrox para selar então, é perfeito!


Marcas que são recomendadas
Vou falar algumas marcas (Em alguns casos de uma linha em especial) que recomendo o uso para descolorir, claro que te mais marcas boas no mercado, mas também tem ruins, se não conhece uma boa, veja alguma da lista, tem desde marcas mais baratas até umas beeeem caras, a lista é baseada em testes que fiz + testes de pessoas que conheço  + muito estudo e horas de dedicação e pesquisas de melhores marcas:

Alfaparf

Amend – Aloe vera, o de embalagem vermelha.

Inoar

Le'Charmes

L'Oréal

OX

Revlon

Schwarzkopf

Yamá - Ametista

Não sou muito fã:

Marcia – Agride muito o cabelo, recomendo mais pra quem gosta de descolorir o braço, e tals.

Aquaflora – Não agride praticamente nada, mas descolore menos que as demais, só recomendo se seu cabelo for loiro mesmo ou quiser descolorir pouco.

Bem, espero ter ajudado com esse post, estou pensando em ao final de todo0s os posts fazer um vídeo explicando de forma rápida alguns detalhes dos posts, mas ainda não sei se vou fazer isso rsrsrsrs



                                                                                                                                      Beijos da Kira.

4 comentários:

  1. Amo cabelos coloridos! EU tenho as pontas do meu na cor verde. Parabéns pelo post...
    http://pegaaletra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo, fico brincando de mudar a cor do meu sempre! Rsrsrsrs

      bjs!

      Excluir
  2. Do jeito que vc explica, não tem erro! É um guia! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu poste, estou amando sua pagina.. muito bem explicadinho e com técnicas e produtos ótimos que são utilizados em salão!

    ResponderExcluir