domingo, 6 de setembro de 2015

Cabelos coloridos, descoloridos e platinados – Guia completo, part 2 - As 50 perguntas e respostas!


Yo Minna! Gomen pelo atraso, era pra ter postado ontem, mas vi que tinha exatamente 45 perguntas e decidi completar 50, então atrasei por conta disso, mas agora sim tem um super post para vocês!

Quero antes de tudo deixar claro que todas as imagens usadas nesse post eu peguei da internet, elas estão aqui para ilustrar o post com cabelos lindos, assim não fica apenas texto e também pode ser inspirador, dando ótimas ideias de looks!

Sem maior demora, vamos ao post, se sua duvida não estiver aqui, pode envia-la nos comentários,  ou na pagina do facebook  ok?



1: Qual a temperatura ideal para lavar o cabelo?

Nem aguam quente e nem fria, fria não tira a oleosidade na quantidade adequada, então é ainda pior para quem tem cabelo oleoso, e quente demais danifica o cabelo, deixa ele mais frizzado e tira sua proteção natural, o ideal é agua morna!

2: Nenhuma linha de produtos de em média de até 12 reais substitui a Pantene... verdade?

Vamos deixar uma coisa clara aqui, o trunfo da Pantene é o D-pantenol, por 20/30 reais, depende de onde você mora, você compra o Bepantol liquido e mistura um pouco em uma mascara de hidratação uma vez ou outra, pronto, pode usar outras marcas sem seu cabelo ‘chorar’ a falta de D-pantenol, Pantene é uma ótima marca, mas não é a melhor, gosto de algumas linhas, mas não me sinto presa a marca para ter cabelos saudáveis.

3: Chá de camomila para clarear o cabelo danifica menos que outros métodos?

Dependeeeeee, o sol já clareia, e o famoso método do chá pra deixar o cabelo no sol pode ressecar, se o cabelo for loiro um matizador beeeem fraquinho pode trazer o efeito desejado , se quer dar um efeito dourado prefira os matizadores com efeito perola, dão um douradinho legal.



4: Qual o tempo que devo dar para descolorir o cabelo novamente sem quebrar?

Isso depende muito do seu cabelo, mas em geral, 3 dias é o suficiente para um cabelo saudável, na duvida espera 5 dias, é até melhor você esperar esses 5 dias e tentar matizar o cabelo, vou ensinar algumas formas no post sobre formas de matizar que podem substituir uma segunda descoloração se forem feitas de forma correta, isso varia de acordo com o cabelo, mas é uma ótima alternativa.

5: Leave-in realmente funciona?

Sim, ele combate o frizz de forma eficiente e pratica.

6: É verdade que tenho que escolher entre alisamento e tintura?

Nem verdade nem mentira, depende de qual tipo de alisamento e qual tipo de tintura.

7: Chapinha acaba mesmo com o cabelo?

Depende, tem produtos que protegem dos efeitos negativos, e também produtos que hidratam quando usados com chapinha...Mas por favor, usar no mais quente possível toda vez que fizer e fazer todo dia é demais, tenha controle, se tem que suar com muita frequência, usa uma temperatura menor no retoque, se fez no dia anterior ainda tem parte do efeito.



8: Só produtos caros fazem efeito de verdade?

Errado, muitos produtos com preços populares fazem milagres no cabelo, já comprei por 1,25 uma ampola que fez melhor efeito q uma de 15 reais, e ambas prometiam os mesmos efeitos! Também tem cremes de 20 reais que tem efeitos próximos aos cremes de 100 reais, basta pesquisar em qual creme deve confiar.

9: Deixar um pouco de condicionador no cabelo ao lavar para não perder a hidratação faz mal?

Muito! É um erro gravíssimo isso de deixar um pouco do condicionador nos cabelos! Ele não é feito para ficar no cabelo, logo, não se pode deixar um pouco dele, deve tirar ele todo, tirar o excesso de humidade do cabelo e passar um creme finalizador.

10: Deixar a coloração por mais tempo da problema?

Depende da coloração, algumas até vem escrito que se deixar mais tempo não da problema algum, só deixa a cor mais forte.



11: Tudo D+ faz mal? Hidratar demais também?
Não exatamente hidratar demais, mas hidratar demais com o mesmo tipo de produto, como por exemplo usa sempre uma ampola só de queratina concentrada toda vez, não vai fazer bem, tem que ter controle e intercalar os tratamentos.

12: Quanto mais creme de hidratação melhor?

Não é bem assim, na duvida se ta bom ou põe um pouco mais, pode por, mal não faz, mas desperdiça o creme, então se deu para espalhar com fartura pelo cabelo todo, até por dentro dele, e da para ver o cabelo bem húmido e com um pouco de creme em uma fina camada por cima, está ótimo, pode ser que nisso tenha até mais do que precisa, e se tiver insegurança sobre isso, observe de tempo em tempo durante a hidratação, de alguma parte ressecar, só colocar uma pequena quantidade de creme ali.

13: Usar o shampoo duas vezes seguidas é mesmo uma boa opção?

Muitos profissionais ainda discutem esse método, mas os dermatologistas falam que isso acaba com o ph natural dos cabelos, segundo eles o shampoo já ‘fere’ um pouco, mas o cabelo se recupera, usando o shampoo duas vezes seguidas seu cabelo já está aberto vai acabar com o ph natural. Já os terapeutas capilares falam que limpa melhor os cabelos e que não faz mal algum. Na minha opinião o melhor é usar apenas uma vez, e se quiser uma limpeza mais forte, pode tentar usar um shampoo purificante (Atenção: Purificante é diferente de anti-residuos, o que eu recomendo é o purificante, e quando se usa um shampoo forte é recomendado fazer uma hidratação ao mesmo nível.)

14: A touca termina ainda é necessária?

Na maioria dos casos não, produtos modernos costumam ter um ótimo efeito sem precisar dessas toucas, então a maioria não precisa.



15: A técnica Co-wash é memso boa?

Até falam que sim mas...Eu prefiro ter um pouco amis de trabalho com o meu cabelo, do que ficar sem lavar e...Bem, sem shampoo, não tem como lavar direito, não remove as impurezas e por isso que os profissionais que recomendam falam para usar uma ou duas veze no máximo, mesmo assim, não acho uma boa ideia, mas nesse caso é mais minha opinião mesmo.

16: Colorações permanentes estragam o cabelo?

Usando uma tinta de uma marca de confiança e da forma correta não da problema algum, o que pode causar dano é quando o cabelo já está ressecado ou fragilizado antes da coloração, então e melhor hidratar um pouco antes, e colorir o cabelo com ele estando saudável, lembrando sempre de usar bons cremes depois para manter o cabelo brilhoso e hidratado.

17: Quando for pintar, por onde devo começar?

O melhor é passar primeiro onde demora mais para pegar a cor, pelo cabelo atrás próximo ao pescoço, mas se já tem alguma cor mesmo que clara que foi de outra tintura, isso pode influenciar, principalmente se tiver feito um rainbow ou algo próximo.



18: Sol pode desbotar o cabelo?

Pode acontecer sim, mas geralmente produtos que protegem do sol ajudam... Eu nunca tive problema, mas pode acontecer se pegar sol muito forte.

19: Como sei se preciso realmente descolorir?

Se for para usar tinta permanente, a maioria mostra 3 opções de cores e como ficam, se o seu está mais escuro que as três, é melhor descolorir, se for usar totalizantes, esses costumam pedir que seu cabelo esteja um loiro meio creme ou mais claro, se já tiver o cabelo bem claro, mas não nesse nível pode ariscar matizar, mas é difícil chegar ao tom só matizando sem descolorir nada.

20: Meu cabelo é oleoso, então não preciso hidrata-lo?

Essa historias de que cabelo oleoso não precisa hidratar é uma grande furada, ele apenas precisa de uma quantidade menor de hidratação, mas ainda sim precisa!

21: Posso fazer um tratamento químico logo depois de descolorir e pintar o cabelo ou antes desses dois processos?

Isso depende muito do que vai fazer no cabelo, mas em geral metralhar o cabelo com vários procedimentos um colado no outro é muito prejudicial, se você alisa o cabelo e quer descolorir e tingir, se não tem muito conhecimento no assunto o melhor é pedir ajuda a um profissional ou pesquisar sobre o tratamento que você faz para alisar e entender o que é e o que não é compatível, lembrando sempre que nunca deve fazer algo antes de ter certeza que seu cabelo está saudável para aguentar bem o processo.



22: Como manter a cor por mais tempo?

Shampoo para cabelos coloridos/tingidos,  eles desbotam bem menos, j´o condicionador pode usar o de costume, não muda tanto assim.

23: Quem tem cabelos frágeis tem que abrir mão de algo para entrar no mundo dos cabelos coloridos?

Infelizmente sim, se quiser ariscar é om você, mas  recomendo que não faça alisamentos, babyliss, escova, nem nada assim, se tem cabelo cacheado, assuma os cachos, se quiser ariscar, siga ao máximo as dicas que darei para salvar o cabelo e pesquise muito, seguir um blog ajuda, mas quem se arisca demais tem que estudar sobre o assunto mais a fundo para conseguir notar os limites do seu cabelo.



24: Que cores desbotam mais rápido?

Cores frias costumam sair mais facilmente, mas se ver bem o vermelho dura bem mais, mas fica bem mais fácil de ver que desbotou que o azul, que si mais rápido, mas que quando desbotado fica mais discreto.

25: Fios envelhecem mesmo?

Sim, hoje em dia tem até mesmo linhas dedicadas a diminuir esse envelhecimento.


 26: o estresse pode afetar o cabelo?

Muito, por incrível que pareça, até mesmo seu estado emocional pode influenciar, e não só  no seu cabelo ta? O estresse é um veneno para sua beleza, e relaxar é um ótimo antídoto e estar feliz, sem estresse, e com a autoestima elevada fazem toda diferença, tanto para o seu corpo, quanto para postura e visão que passa para as pessoas, de um up no seu humor e pode triplicar os elogios que recebe!

  
27: Se alimentação interfere no cabelo, suplementos alimentares também?

Sim, eles funcionam super bem, hoje em dia tem até algumas capsulas feitas justamente pra isso, como Nutrabeauty, mas ainda é muito discutido se o melhor é mesmo essas capsulas ou suplementos, ou até mesmo a alimentação no lugar dessas duas.



28: Matizar tira o alaranjado também?

Bem pouco, o melhor para alaranjado é ou usar descolorante de pó azul, ou tentar usar azul de metileno em vez de matizadores ou violeta genciana, funciona como a VG quando usada para matizar, mas diferente do método tradicional, a cor azulada ajuda a combater o laranja, geralmente precisa usar VG depois.

29: Se o matizador manchar, tem como salvar o cabelo?

Se manchar pouco sim, o roxo sei com produtos amarelos como yamasterol, se for de azul por tentar uns alaranjados, usei um que em esse efeito, não por ter manchado, mas foi um teste muito bom, faz um certo tempo, quando lembrar o nome eu posto mais pra frente rsrsrsrsrs.

30: Deixar o hidratante mais tempo que o indicado... Da certo?

Depende MUITO, tem hidratantes que prometem agir em 3 minutos, mas alguns deles até avisam que se deixar mais tempo faz melhor efeito, a dica é deixar no máximo uns 10 minutos a mais nos cremes de 10 para mais e 5 minutos nos cremes de menos tempo, mas isso depende muito do creme mesmo, com varias  linhas da Novex vejo isso da certo, já a Bio Extratus geralmente o tempo que recomenda é o tempo que tem ação mesmo.

31: Tratamentos caseiros funcionam mesmo?

Sim! Eles funcionam super bem! Mas sabe um segredinho que também funciona muito e quase ninguém da valor? Não é apenas tratamentos hidratantes feitos em casa que fazem bem aos cabelos, até sua alimentação influencia MUITO na saúde e beleza do seu cabelo.

32: Misturar cremes de marcas diferentes faz mal ao cabelo?

Depende, se o creme é compatível só faz bem, mas para saber disso ou realmente entendendo sobre os produtos, ou procurando com quem já sabe (o BB kit da Bio Extratus se da bem com mascaras hidratantes de varias marcas)



33: Quem tem cachos, deve usar apenas produtos par cabelos cacheados?

Nem pensar! Claro que tem que usar produtos para cabelos cacheados e tem que apostar muito no colágeno, mas nem pensar em usar apenas eles! O cabelo tem muitas necessidades e esses produtos focam nas PRINCIPAIS necessidades para os cachos, então deixam as outras de lado, sendo que as outras também são importantes, então por vezes use ampolas ou cremes de hidratação de outras linhas, e também bb kits, entre outros produtos.


34: Quem alisa o cabelo, deve usar apenas produtos para cabelos alisados?

A mesma resposta que deu pra quem tem cachos, os produtos vão estar voltados as principais necessidades para seu cabelo pela linha que escolheu, justamente por ser uma linha para uma situação especifica, mas não vai ter tudo que ele precisa, então, assim como falei antes, por vezes use ampolas ou cremes de hidratação de outras linhas, e também bb kits, entre outros produtos.

35: Pra que devo usar o shampoo anti-resíduos?

Geralmente quem usa muitos  produtos em gel, leave-in, muitas pomadas para cabelo, entre outros, precisa, mas recomendo que no lugar dele use o shampoo purificante, que pode ser usado por qualquer pessoa, só recomendo que use junto de uma hidratação ou um condicionador bem forte, para fechar bem o cabelo depois.

36: Marcas como Avon, Natura e Boticário só vendem produtos de efeito superficial quando se trata de cabelos?

Isso é mito! Nada a ver mesmo, só porque são conhecidas por trabalhar com maquiagens e hidratantes para o corpo, dentre outros, não quer dizer que linha para cabelo seja simplesmente um capricho , da Natura ainda não experimentei para falar, mas a boticário faz milagres! E a Avon? Eu fiquei muito irritada quando tiraram a linha Advance Techniques Arginina, mas me animei quando alaram que essa linha poderia voltar,  além de dar força ao cabelo, para quem descolore ela é uma delícia! Sabe o incomodo que tem da oxigenada? Ele alivia porque tem um efeito meio mentolado que é muito gostoso, o cheiro é encantador e além disso ele deixa o cabelo de dar inveja!



37: Quantos finalizadores posso usar ao mesmo tempo? Um só não resolve a maioria das vezes que aplica ele, então posso misturar e se sim, até quantos?

Pode misturar sim! Mas tem que ser compatível (Acho que tenho que fazer um post sobre produtos compatíveis...Não sei se é necessário, caso queiram, deixem nos comentários) E não tem um limite fixo, recomendo que use só dois, deve ser o bastante, mas se não for, unzinho a mais não faz mal.

38: Macadâmia, argan, e outros produtos do tipo fazem bem aos cabelos de verdade ou é só modinha?

Sim! Vale a pena de verdade, sei que as vezes algo vira modinha por um motivo ou outro, mas nesse caso, são ótimos produtos mesmo ^^

39: Produtos que tem muito efeito apenas visual fazem mal ao cabelo?

Depende, silicones para brilho geralmente fazem mal de usados com muita frequência e em grandes quantidades, considere esses silicones como se fossem produtos de maquiagem, sendo que um pouco mais agressivo, você pode usar, mas se for todo dia e em grande quantidade podre sim fazer mal. Shampoos com muito sal as vezes dão um efeito visual bem bonito, mas acabam fazendo mal ao cabelo também.




40: Elástico para prender o cabelo por danificar?

Sim, e muito, podem até quebrar o cabelo, o melhor é usar pregadeiras, mas deixa o cabelo solto por vezes, viver prendendo não é bom também.


41: Ox de 40, sim ou não?

Se o cabelo for castanho-claro ou mais claro que essa cor, não é necessário, mas também não é que não possa, pode usar a de 30 e matizar algumas vezes, mas a de 40 não é probida, vejo muitos discutindo sobre o caso, tem blogueira que tem horror a de 40, mas com o cabelo preparado devidamente não é assim, e se depois hidratar tem efeito melhor do que usr a ox de 30 duas vezes, serio, bem melhor.

42: Aplicar tintura em todo o cabelo ao mesmo tempo da certo?

Não! De forma alguma, já falei disso em outra pergunta da lista mas... Melhor passar primeiro onde demora mais para pegar, pelo cabelo atrás próximo ao pescoço, sendo que se já tem alguma cor mesmo que clara que foi de outra tintura, isso pode influenciar, principalmente se tem tanto cores quentes quanto frias, por exemplo.



43: Isso de produtos incompatíveis é real? E quais efeitos pode ter?

É real sim, pode danificar de diversas formas, e até mesmo quebrar o cabelo.

44: Não posso pagar por marcas caras como Schwarzkopf, Moroccanoil ou Truss, então não posso ter cabelo de capa de revista?

Pode sim! Tem varias marcas que podem te ajudar com isso, só que pode dar um pouco mais de trabalho,  vale a pena tentar, vou tentar fazer uns posts sobre isso.

45: Alguma marca surpreendente?

Lokenzzi, Truss, são caras, mas não tanto quanto outras que tem efeitos parecidos, mas também tem Elseve a linha para cabelos muito cacheados/crespos, tem um efeito muito melhor que a de cachos leves e hidrata muito mais que muitas linhas hidratantes conhecidas, e por incrível que pareça, Neutrox, mas não o condicionador, embora seja bom, melhor que muitos caros que já testei, mas o sache selador de cutículas funciona melhor que um que comprei que era mais ou menos 12 vezes mais caro! Não é algo que se vê todo dia.



46: Qual a forma correta de hidratar?

A melhor forma de hidratar é faze-lo em passo-a-passo,  para os cabelos muito ressecados primeiro é bom um sache com um tratamento mais intenso, mas para manter e hidratar mais ainda aos poucos deve usar o creme de hidratação de uma até três vezes na semana, dependendo do seu tipo de cabelo, mas não se esqueça, deve SEMPRE intercalar entre dois ou três tratamentos diferentes, como comentei nesse post, não da pra ficar metralhando o cabelo com queratina toda vez, o cabelo vai pesar e ficar sem brilho, seria bom ver dois ou três tratamentos diferentes e revezar entre eles.   Essa regra só muda em caso de linhas como o “Apaga Danos” da Garnier, esse tipo de tratamento seria bom usar até acabar a mascara, alternando apenas uma ampola ou bb kit nas hidratações junto a mascara, mas ela deve ser mantida para melhores resultados. Esse assunto é um pouco longo, mas farei um post dedicado a ele nessa linha de guias em breve.

47: Dormir com o cabelo molhado faz mal?

Sim, mas não tanto pro cabelo, ele pode ficar abafado no travesseiro e isso deixar cheiro ruim, ou até ficar meio que com efeito amassado pela manhã, mas o pior é para sua saúde por dormir com ele molhado, principalmente no frio.


48: as fazes da lua realmente influencias na hora de cortar o cabelo? Se sim, por qual motivo?

Sim, a lua interfere em muito mais do que se imagina, ao ponto de alguns salões funcionarem de noite em dias de troca de lua, mas diferente do eu se pensa, a lua crescente serve para modelar o cabelo, a cheia ajudar no crescimento, minguante é crescimento lento e na mudança da lua nova para crescente pode aumentar o volume do cabelo!


49: Cremes de hidratação noturna funcionam direito?

Sim! Com toda certeza! O triste é que é tão difícil de achar...Mas são maravilhosos, além disso, são práticos, você pode estar e casa de noite, passar o creme pelo cabelo e deixar enquanto usa o computador ou lê um livro, assiste filmes em casa, em se preocupar em tira-lo, ele age por 8 horas e não é necessário lavar o cabelo para tirar o produto, pode ir dormir que, usando um creme noturno de qualidade, vai acordar com o cabelo MA-RA-VI-LHO-SO!













50: O condicionador precisa agir no cabelo, ou devo tira-lo logo depois de espalhar?

De pelo menos um minutinho para ele agir antes de tira-lo, aproveite para massagear bem, e não precisa deixar mais que um minuto ou dois pra ele agir, a não ser que seja uma produto diferente, uma linha especial pode ser usada de outra forma, mas isso se explica na própria embalagem.



Por hoje é só minna! Espero que o post ajude, qualquer duvida só enviar que se eu souber respondo (e se não souber pesquiso muito, falo com quem sabe, e tento te ajudar ok?) logo terei mais posts do guia, prometo não demorar!

E para dar aquela força e ficar por dentro das novidades, só seguir meu blog e minha pagina no facebook (Mais pra frente vou ter também o canal no youtube) e assim fica mais fácil até para manter contato em caso de duvidas ok?




                                                                                                                                                      Beijos da Kira

5 comentários:

  1. Oiiii ^__^
    Adoreei as dicas e os cabelos das fotos são suuper lindos ç__ç
    Eu precisava saber mesmo mais sobre a relação tinta/ alisamento/ cabelos frágeis >__<
    No meu caso eu nunca tingi nem descolori o meu cabelo, ele tem o fio bem fino e é muuito escuro, ai tenho medo de dar uma cagada xD mas eu sou dooida para pelo menos fazer umas mechas bem azuis *--* eu sou dooida por azul mas tenho o cabelo frágil ç__ç mas pelo menos nunca uso babyliss, chapinha e nem mesmo secador, meu cabelo seca bem natural mesmo, algum dia eu me revolto e tento saushauh

    Kissus~~
    Feliz 7 de setembro ♥
    Post novo, sobre meus pets favoritos dos animes ▽・ω・▽
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
  2. Oiiii! Fico muito feliz que tenha gostado, e não tem problema ter cabelo frágil e encarar a vida de colorida não, desde que prepare bem o cabelo e tenha a hidratação como uma lei na vida rsrsrsrs

    eu to fazendo o guia aos poucos, o próximo post vai ser sobre descolorir e o anterior foi sobre preparar, se quiser da uma olhadinha.

    http://dicasdakira.blogspot.com.br/2015/08/cabelos-coloridos-descoloridos-e.html

    espero que ajude, agora vou lá no seu blog conferir seu post ^^

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Já tive cabelo colorido e fiz até um post lá no meu blog contando um pouco sobre a minha experiencia.
    Eu adorei o seu post e muitas perguntas que estão aqui já foram duvidas na minha cabeça, beijos
    http://8outubro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico Feliz que tenham ajudado, pesquisei bastante e perguntei para várias pessoas para saber quais eram as 50 dúvidas mais frequentes rsrsrsrs

      bjs!

      Excluir
  4. Aprendi muita coisaaa aquiii e tirei muitas duvidas! Muito booom! ^.^
    Bjinhos!

    ResponderExcluir