domingo, 12 de julho de 2015

Cabelos coloridos, descoloridos e platinados


Yo minna! Mesmo tendo outros posts programados, decidi fazer esse post antes, para tirar dividas de quem quer colorir/descolorir/platinar mechas ou o cabelo todo, claro que explicar tudo em um post fica difícil, mas consegui fazer esse guia completo e rápido, nos próximos vou fazer um passo a passo bem mais detalhado, e qualquer duvida, é só entrar em contato ok?

Eu sei que parece um post grande, mas também, Além do top das perguntas peguei 4 tópicos para explicar em vez de apenas falar como descolorir, o guia é completo de  todas as fazes para seu objetivo, do preparo até a hidratação do cabelo depois de tudo. Quem quiser pode apenas ler o tópico de onde tem duvida.



Vou focar em 5 tópicos, que vou falar de forma resumida, mas bem fácil de entender, vou citar algumas marcas que são de confiança, para dar um bom leque de opções.


Top Perguntas frequentes:

Quem tem cabelos fracos pode descolorir?
Sim, tudo que precisa fazer é preparar o cabelo antes, dependendo da fragilidade pode levar de uma semana até dois messes em média, mas pode descolorir.


Descolorir duas vezes em menos de três dias estraga o cabelo?
Depende, tem quem teria o cabelo destruído, já o meu é forte e descolori 2 dias seguidos, e mesmo assim ele continuou macio e brilhoso depois de lavar, claro que na hora de lavar usei  produtos para a recuperação do meu cabelo, recomendo que de pelo menos dois dias entre as descolorações, pode tentar matizar no dia que descolorir e talvez com isso chegue a cor que você quer, se ficar próximo, pode tentar matizar novamente, e acabar poupando o seu cabelo da descoloração.

Água oxigenada de 30 ou 40?
É bem simples na verdade, o de 30 danifica menos, mas como descolore menos, se o seu cabelo é escuro ou tem dificuldade em ter reações com químicas, você precisa do de 40 e pronto, vai danificar mais, mas não adianta usar o de 30 se isso fizer você ter que descolorir mais vezes que com o de 40.

É possível ir do preto zero ao platinado sem acabar com o cabelo?
Sim, é possível, mas só tem dois caminhos, o barato, mas meio demorado, e o rápido, mas bem caro, vou falar melhor do assunto depois.

Loiras precisam descolorir para platinar ou pintar o cabelo, ou tem outro jeito?
Tem outro jeito sim, é meio chatinho, mas você pode usar Violeta genciana e Azul de metileno em um tipo de ‘tratamento’ que pode sim clarear o seu cabelo, mas isso depende do tom dele, mesmo assim, quase todos os loiros podem usar esse método, depois vou ensina-lo aqui no blog.



Usar Anilina de madeira para pintar o cabelo da certo?
Sim, da certo, mas tem que saber usar certinho a anilina, recomendo q estude bem o método na internet ou pergunte a aguem que já usou.

É melhor comprar um matizador ou usar VG?
Isso depende, se você quer platinar o cabelo, e ele já é claro, melhor usar um matizador, porque vai ficar um platinado muito mais bonito, também tem como usar o AM para fazer isso dependendo da cor que o seu cabelo estiver. Agora se quiser fazer manutenção no loiro do cabelo, acho muito melhor usar VG, sabendo usar ele faz um efeito tão bom quanto matizador, por muito menos e é bem mais rápido.

E se o cabelo ficar danificado? Tem como salvar sem ser cortando até renovar ou demora muito pra ficar bonito de novo?
Tem sim, vou explicar ainda nesse post o básico que precisa para isso.

Que tipo de produtos devo evitar quando estou descolorindo o cabelo?
Produtos muito fortes, químicas pesadas para alisar, shampoo com sal, e produtos do tipo silicone para cabelo, eles deixam bonito na hora, mas acabam fazendo mal se usados com frequência.

Que tipo de produtos devo usar com frequência para manter os cabelos lindos mesmo descolorindo?
Ainda nesse post tem dicas para recuperar o cabelo, mas os produtos de hidratação, nutrição e reconstrução tratam e tem as ampolas de brilho, a ampola Brilho de Cristal da Vita Seiva então, é maravilhosa, e custa em média 2 reais!

Como descolorir:



Em primeiro lugar, você tem que ver se seu cabelo está saudável, se ele está em condições de descolorir sem dar problema, caso contrario, ou caso queira maiores garantias, deve preparar o seu cabelo antes (Vou ensinar preparar o cabelo para que fique resistente em um post futuro, no guia mais completo, mas algumas dicas de como recuperar o cabelo aqui desse post podem ajudar bastante)

Uma vez que seu cabelo está em condições, use água oxigenada de alguma dessas marcas:

OX: Descolore muito bem, e não acho que agride o cabelo tanto quanto a maioria.

Aquaflora: É a que menos fere da lista que usei, mas descolore menos do que as outras marcas.

Yamá: Use o de ametista, ela também descolore um pouco menos que o prometido, mas tem a vantagem de diminuir o efeito ‘amarelo gema’ e o efeito alaranjado, então vale a pena, e não agride tanto o cabelo também.

Tem outras marcas que poderia recomendar, mas são bem mais caras, então vou recomenda-las em um post com a lista completa de prós e contras de cada uma.

Agora, o pó descolorante tenho as mesmas recomendações de marcas e os mesmos comentários praticamente, as únicas diferenças são:

Yamá: Se for usar a ametista tanto da água oxigenada quanto o pó descolorante recomendo que no lugar de seguir as instruções 100%, coloque um pouco mais de água oxigenada, para a mistura não ficar muito grossa, e acabar não agindo como deveria.

Amend: Dos que eu conheço, o melhor ainda é o de embalagem vermelha ‘Pó azul’ os demais não achei que cumprem o prometido.



Como usar:
Em geral é bem simples, seguir as instruções da embalagem do pó descolorante escolhido, mas em alguns casos tem que fazer algumas alterações, vamos a elas:

1 - Como falei sobre a Yamá, também vale para as demais, se ficar muito grossa a mistura deve usar mais água oxigenada, se comprar os potes pequenos, compre um a mais para caso precise que resolve.

2 - O tempo ali é o tempo que é mais seguro de ficar com o produto, mas dependendo do seu cabelo ele pode ficar bom antes, por vezes limpe um pouco da mistura em uma parte do cabelo e veja se já está próximo ao que você quer, lembrando que se for uma mistura azulada, ela pode fazer parecer mais claro do que seu cabelo realmente está, mas o cabelo molhado sempre fica mais escuro, que seco, deve levar isso em consideração quando for ver.

3 - Se você fosse em um salão querendo chegar ao platinado deixariam o produto por muito mais tempo, um exemplo, minha irmã é loira daquelas que tem um louro MUITO escuro, mas mesmo assim é um loiro, e ficou com o produto até que começou a secar e depois aplicaram uma nova mistura igual pro cima que foi preparada no momento que seria aplicada, repetiram isso algumas vezes, o cabelo dela não apenas aguentou como depois de hidratado ‘voltou a vida’ mas não tentem deixar mais tempo sem antes entender bem como funciona, vou deixar em abaixo da lista mais detalhes, não tente esse método sem ler a parte em vermelho abaixo da lista.

4 – Se você usar uma mistura de cor forte, azul ou roxa, e for tentar ver se já está na cor desejada, vai ter certas dificuldades, então chame alguém que já tenha feito assim alguma vez, ou teste antes em uma mecha, lembrando que seguindo o exemplo 2 e 3 você tem que saber ver se está como quer, mas antes de tudo saber se seu cabelo aguenta ficar mais que o ‘tempo seguro’ caso você queira fazer dessa forma.



ATENÇÃO 1:
Para deixar mais tempo, você tem que ter certeza que o seu cabelo aguenta, vai agredir o equivalente a umas 2 ou 3 descolorações em um curto período de tempo, dependendo de quanto tempo você usar, mas é  uma medida de risco, se prefere não ariscar, use o tempo que diz no descolorante, e ariscando, não passe de duas horas, hidrate depois e  use VG para matizar.

ATENÇÃO 2:
Não é sempre necessário, mas para dar segurança, prepare o seu cabelo ANTES de descolorir, dei algumas dicas nesse post para isso, mas prefiro que, no caso de usar o método depois do ‘tempo seguro’ de produto, espere até que eu faça um post mais detalhado do assunto, ou que entre em contato comigo mandando todas as suas duvidas.

ATENÇÃO 3:
Não adianta economizar na quantidade do produto, se sei cabelo é grande compra logo 4 da água oxigenada e 4 do pó descolorante ou compra aquelas embalagens grandes mesmo, que vem entre 900ml até 1L de água oxigenada e 300g de pó descolorante,  não adianta tentar descolorir e por o produto que fica seco durante o tempo da aplicação, tem que cobrir MUITO bem os fios para fazer direito o efeito.

ATENÇÃO 4:
Lembre-se, toda descoloração afeta a saúde do cabelo, e aramente fica como quer de primeira, então só faça se tiver disposição para aguentar uns dias com o cabelo do jeito que não gosta até descolorir novamente.

Como matizar:



Tem varias formas de tirar o ‘loiro gema’ ou até o alaranjado do cabelo, embora o alaranjado seja um pouco mais complicado, também não é nenhum bicho de sete cabeças, vou explicar em resumo os principais métodos ok?


Violeta Genciana: Pode usar algumas gotas na água, ou no creme de hidratação ou de pentear, se manchar um pouco é só usar Yamasterol (o amarelo, Yamasterol D-Pantenol ) que o roxo sai.

Azul de metileno: A maioria usa apenas pro alaranjado, mas dependendo da quantidade de azul que usar, pode ajudar a tirar o amarelado também, mas é recomendado mais pra quem quer platinar mesmo, e é mais complicado de tirar se der problema. Se quiser tirar manchas de azul, tente o mesmo método que usa para o VG.


Matizadores em mascara: É bem Mais cara do que usar VG ou AM, mas tem menos riscos de ‘manchar’ o cabelo. Recomendo Intensy color e Magic Color Gloss Matizador 3D .

Outros métodos: Temos hoje em dia shampoos, condicionadores, sprays, entre outros produtos, que também tem a função matizadora e podem ser usados no banho.

Como pintar:



Assim como fiz para ensinar a matizar, vou falar dos diferentes métodos para pintar o cabelo, mas de forma bem resumida, para que possa escolher o que quer.

Tonalizante: Tem dois tipos de tonalizantes, os que a mistura já bem pronta, e duram um espaço curto de tempo, e os que vem em duas partes para se aplicar, esses duram mas tempo, mas não saem completamente do cabelo, então se a ideia é algo temporário é melhor o primeiro tipo.

Anilina de madeira: Ficou muito popular logo que se espalhou a dica pela internet, como já falei do método, então o que tenho a dizer a mais é que para tirar do cabelo é mais complicada que o tonalizante, mas também tem aquilo, dura mais tempo a cor.

Tinta permanente: Com cores mais comuns, da até pra encontrar cores mais ousadas, mas é bem raro, e agride muito mais o cabelo, mas para quem não quer ter que renovar sempre, é uma boa, assim só precisa retocar a raiz.

Violeta Genciana ou Azul de metileno: Assim como podem usar pra matizar, são métodos perfeitos para pintar! É só por em maior concentração no creme ou na água, e por mais tempo, e pronto, da pra pintar o cabelo e ficar lindo! Se quiser a cor ainda mais forte, pode aplicar direto no cabelo também, sem contar que renovar a cor quando desbota sai muito mais barato e é bem mais fácil que a maioria.

Giz de cabelo: Tem uma quantidade gigante de cores, basta molhar o cabelo e passar, sendo melhor usar a pranchar para fixar melhor a cor, e com a desvantagem de que o cabelo fica aparentemente seco, a não ser que lave depois da aplicação da cor, mesmo assim é melhor esperar dois ou três dias para lavar, se não tem o risco da cor ir toda junto.

Como recuperar o cabelo:



Bem antes de qualquer coisa, observe bem como está seu cabelo para saber quanto de cuidado precisa, então lave normalmente, coloque apenas um pouco de creme para finalizar, espalhe bem e então deixe secar naturalmente, para avaliar melhor o estado dele.

Dependendo não vai precisar recuperar, porque o cabelo vai continuar em bom estado, mas nada melhor do que dar um up no visual deixando o cabelo mis macio e brilhoso certo? Se for descolorir novamente, recupera-lo é lei.

Em primeiro lugar, Argan e Queratina, essa dupla tem o que você precisa logo depois de descolorir, cremes que tenham esses dois juntos são sempre bem vindos, desde que sejam de marcas confiáveis, claro, mas pode ser em produtos diferentes, desde que tenha essa dupla te salvando, aposte também no D-Pantenol.
No guia completo vou passar mais detalhes, mas para uma lista rápida dos tipos de produtos:
Se o cabelo está MUITO ruim, recomendo que antes de qualquer coisa, use o Resgate capilar de argan e queratina da Bio Extratus, custa em media entre 12 e 18 reais, da para usar duas vezes.

Outra solução muito boa, mas que o efeito maior vem depois de três usos, é o BB kit, também da Bio Extratus, ele parece caro, mas tendo o BB kit você pode comprar uma mascara de hidratação mais simples, e misturar com as gotinhas em um pote separado, isso faz com que não precise de uma mascara cara, e tem um efeito até melhor junto a uma mascara de 12 reais 1kg do que se você comprar uma mascada de 15 reais 200g,  custa entre 30 e 38 reais, e rende 20 aplicações.



Lista rápida:

Para esse guia rápido não se estender demais, vou só falar agora os tipos e algumas marcas que podem ajudar.

Algumas marcas de confiança: Acquaflora, Bio Extratus, Elseve, Garnier, Lokenzzi, Novex (Gosto de usar a mascara como base para o bb kit) OX, Pantene, Salon Line, Truss, Vita Seiva, entre outros.

O que usar/ O que não usar:

O shampoo e o condicionador seria bom procurar para reconstrução, reidratação, nutrição, entre outros do gênero.

1 - Procure usar mascaras de hidratação, pode usa-las junto com alguma ampola ou algum óleo compatível com o tipo de mascara usada, você pode encontrar ampolas das mais simples, como da vita seiva, geralmente a partir de 1,30 e junto com uma mascara tem um bom efeito.

2 - Ampolas mais fortes, que vem em creme, pode usa-las aplicando diretamente no cabelo ou misturar a mascara, a Elseve e a Acquaflora contam com uma excelente variedade delas, e pode encontrar algumas das outras marcas também.

3 - Não esqueça de forma alguma que deve usar um finalizador sempre que lavar o cabelo, pode ser um creme de pentear, um spray, e no dia a dia não deixe passar sem usar um deles ou um umidificador que goste.

4 - Não lave o cabelo todos os dias, se fizer isso a raiz fica cada vez mais fraca, dependendo do seu tipo de cabelo lave um dia sim outro não, ou deixe uns dois dias de intervalo, assim seu cabelo pode se manter forte e saudável (homens é melhor dia sim, dia não).

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Eu já mostrei no primeiro post algumas fotos, mas decidi mostrar mais algumas aqui também, foi ais para mostrar a cor do meu cabelo e  mais algumas brincadeiras que fiz com ele, espero que tenham gostado do post, logo irei postar mais dicas para vocês.

Algumas das fotos são minhas, mas tirei boa parte da internet, e algumas me passaram, então caso tenha a foto de alguém que usou par ao próprio blog e não queira aqui, ou queira que coloque seu link, é só entrar em contato XD


                                                                                                                                                 Beijos da Kira.                    

13 comentários:

  1. Cabelos fantasia são tudo. Com certeza se eu tivesse lido esse post antes da minha primeira tentativa teria dado certo de primeira!! :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando entrei pro mundo dos cabelos coloridos tive muitas dificuldades porque a maioria dos blogs falavam de forma muito técnica, por isso fiz esse guia e logo terei aqui o mais completo para quem quer com detalhes rsrsrsrs.
      Fico muito feliz que tenha gostado Thia-chan =^.^=

      beijos da Kira

      Excluir
  2. Oiii... fiz luzes recentemente e elas acabaram ficando amarelas. Pensei em passar o azul metileno para platinar, meu cabelo por ficar azul?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem?

      Então,eu geralmente recomendo azul de metileno se estiver com um tom meio alaranjado, mas funciona no amarelo também (eu gosto mais da violeta genciana para tirar o amarelo)

      E sobre o risco de manchar, tanto AM quanto VG você pode usar shampoo para desbotar,só não esquecer de hidratar bem o cabelo depois ( em caso de manchar muito recomendo o truque do shampoo + vitamina C que é usado até quando vai desbotar totalizante para mudar a cor, eu prefiro usar o Elseve Hydra-Detox para desbotar ) risco você tem até com produtos feitos para matizar o cabelo, mas tem alguns truques que ajudam para não acontecer.

      Tenho um post onde falo mais sobre o assunto: http://www.dicasdakira.com.br/2015/09/cabelos-coloridos-descoloridos-e_26.html

      Além do que digo lá tem um método mais seguro,mas que gasta muito creme, você pode pegar um pode de creme hidratante (creme branco ok?) e fazer um matizador mais fraquinho com VG para ir passando no cabelo e lavando até chegar ao tom ideal, é só ir fazendo massagem já embaixo do chuveiro,mas gasta realmente muito creme, ainda mais secomparado ao método de deixar uns minutinhos no cabelo.

      Ah! Espirrar a mistura na água tem bem mais riscos que em creme! Fica bem forte XD

      Espero ter ajudado,qualquer duvida é só perguntar que ajudo ♥

      Beijos!!!

      Excluir
  3. Adoreiiiii. Vc explica muito bem. Parabéns!!♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, obrigada por vir deixar seu comentário ♥

      Beijos!

      Excluir
  4. Oi adorei o post ... Meu cabelo tá num tom 7 bem laranja o am tira esse arranjado se for fazer o processo do creme branco com am debaixo do chuveiro,como o vc??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem? Que bom que gostou ♥

      Então...Não é impossível, mas o tom que seu cabelo está é bem complicado e tem grande chance de ou manchar ou escurecer deixando um tom meio marrom.

      Eu recomendo que faça um teste de mecha em uma parte realmente bem pequena do cabelo , de preferencia que de para lavar na pia do banheiro para dar menos trabalho (cuidado para não manchar as roupas e a pia! XD) e vendo que não vai funcionar com AM ou com a técnica de AM + VG pode observar se seu cabelo está saudável o suficiente para descolorir um pouco.

      O descolorante mais recente que experimentei foi da yamá com proteínas do leite, ele é bem rápido e quase não causa dano se comparado a maioria dos que já testei até hoje, mas se for usar cuidado para não passar do tom que quer, meu cabelo ficou loiro claro em uma aplicação sem dificuldades!

      Qualquer dúvida só mandar por aqui ou pelas redes sociais ok?

      Beijos!

      Excluir
  5. Saindo do vermelho cheguei no to m alaranjado porém não está horrível Am só resolve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem? Desculpe pela demora em responder.

      AM pode resolver sim, mas faz um teste de mecha usando um pouco de AM misturado a água ou creme para ver, se o tom tiver muito escuro do laranja quebra pro marrom e não pro platinado e se for o caso recomendo usar um creme de reposição de massa ou um de reparo de danos pro seu cabelo ficar forte e em seguida descolorir novamente.

      Lembrando que só pode descolorir tando com o cabelo saudável ok?

      Beijos!!!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Fiz luzes e depois joguei a tinta da Alfaparf 12.11 corretor matizador e meu cabelo ficou laranja com luzes loira tem como clarear com shampoo e vitamina C? Vai alterar a cor das minhas luzes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, tudo bem?

      No caso o shampoo com Vitamina C não costuma ter efeito em tinta permanente, mas alteram matizadores patrões como os que tem em shampoo ou em tonalizantes.

      E no caso da cor laranja tem um risco a mais com os matizadores se for utiliza-los para mudar a cor, alguns tons de laranja vão para o marrom e ficam um tanto manchados, em casos assim eu costumo recomendar ligar para a marca do produto e pedir orientação sobre a melhor forma de concertar a cor, geralmente marcas como a Alfaparf tem nas próprias linhas de produtos alguns meios.

      Se preferir pode me enviar uma foto de como ficou seu cabelo pelo e-mail dicasdakira@gmail.com que posso dar uma olhada e tentar te ajudar melhor.

      Beijos!

      Excluir